Prefeitura repassará cerca de R$ 100 mil para obra

Na tarde desta segunda-feira, dia 11, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, recebeu em seu gabinete o presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Homero Canabarro Cunha Neto. A reunião contou com a presença do Secretario da Fazenda, Adair de Souza, da Coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas, e da assessora jurídica, Etiene Marques. Durante a reunião foi assinado o Termo de Fomento entre o município de Taquari e a Sociedade Cultural Theatro São João, para formalizar a parceria para o custeio de parte de parte do “Projeto de Revitalização do Theatro São João”.

Através do Termo, aprovado em lei, a administração municipal realizara o repasse de R$ 98.425,52 para reforma e revitalização do prédio centenário do Theatro São João. No fim de janeiro, iniciaram as obras de revitalização do centenário prédio do Theatro São João, localizado na rua 7 de Setembro, em Taquari. A verba utilizada na obra provém da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC). Nesta primeira etapa, será trocada a estrutura de madeira do telhado, que tem mais de 100 anos, por uma estrutura metálica galvanizada. Outra obra prevista é a reforma dos banheiros, um conjunto para o público e dois conjuntos de sanitários para os camarins. Eles terão acesso para cadeirantes e o banheiro para o público terá fraldário. O piso do palco será trocado por um de madeira, específico para apresentações. Serão recolocadas as cadeiras estofadas, reclináveis. Uma sala de multiuso cultural também será estruturada abaixo do palco. O teatro é tombado como prédio histórico pelo município, por isso a parte externa preservará suas características originais.

A Sociedade Cultural Theatro São João remota ao século XIX, e é a atual denominação da Sociedade Recreio Familiar. No fim do século XIX, em 1893, foi inaugurado o prédio onde atualmente funciona o teatro, substituindo um pavilhão rústico que havia no local. Somente na década de 1930 a sociedade foi juridicamente organizada, com a denominação de Sociedade Cultural Theatro São João, e registrada como tal.

Mesmo a instituição sendo de caráter privado, a Administração busca apoiar e contribuir para preservação do teatro. “Temos uma série de eventos na nossa cidade, que incentivam a cultura e a participação da população. E, para nós, é importante investirmos e incentivarmos na preservação do nosso legado", afirmou o prefeito  Maneco.

Data de publicação: 11/03/2019