O município de Taquari é sede de um dos eventos de maior tradição no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um dos símbolos da nossa cultura, a Expansão da Chama Crioula, que se encaminha para a sua 71ª edição. A Centelha chegou de Iraí hoje, dia 5, após 439 km de viagem, em uma comitiva de 18 cavalarianos. A organização do evento e da manutenção da Chama é da 15ª Região Tradicionalista (15ª RT). O símbolo permanece no CTG Pelego Branco. Ao longo das próximas duas semanas serão recebidas em torno de 70 entidades dos 25 municípios integrantes da 15 ª RT.

Taquari é terra de momentos dos mais marcantes da nossa história. Em 3 de maio de 1840, às margens do Rio que dá nome à cidade e ao Vale, aconteceu uma importante Batalha da Revolução Farroupilha. Ainda se pode ver as trincheiras que os farrapos escavaram, nas imediações da Beira do Rio, em frente à ilha do Passo da Aldeia, e onde lutaram pela libertação do povo gaúcho.

Conforme a coordenadora de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas, sediar o evento é importante para Taquari. “A Expansão da Chama acontece há sete décadas no nosso Estado, e Taquari, como palco de uma importante Batalha da Revolução Farroupilha, dá grande valor às tradições da nossa história”, salientou.

O Diretor da Cavalgada, Edgar Barnasque dos Santos, falou sobre período em que passaram no percurso. “Foram muitas intempéries durante o trajeto. Passamos noventa por cento do tempo sob chuva”, comentou. Santos também destacou que o bem-estar dos animais que os acompanharam pelos 439km foi sempre uma das preocupações dos participantes.

Ele, que há anos participa da Expansão e já tem mais de 8000km cavalgados, frisou também que uma das preocupações dos cavalarianos é que a tradição se mantenha com as gerações mais jovens. “Queremos que chamar jovens para participar disso. Somos uma turma de idade mais alta e precisamos engajar nossa juventude para que não deixe morrer esse sentimento”, pontuou. Por fim, o Diretor da Cavalgada, que é natural de São Borja, comentou a recepção de Taquari. “Fomos bem recebidos e só temos o que valorizar do período que estaremos aqui” finalizou.

Um dos momentos mais esperados é o Desfile de extinção da Chama, que reúne todas as entidades participantes da programação em um percurso pelas ruas da cidade. Centenas de tradicionalistas, montados em seus cavalos, unem-se para marcar o encerramento da programação. O desfile terá o seguinte trajeto: Início no Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim, com saída pela rua Ceci Leite Costa; Rua Lautert Filho; Subindo Rua Sete de Setembro; Rua Leonel Theodorico Alvim (Em frente a Escola Doms); Rua Marechal Deodoro (Em frente Hospital); Rua Manoel M. Bizarro ( Ao lado da Câmara de Vereadores); Osvaldo Aranha (Bar da Casa até a Quadra Coberta da Praça da Bandeira).

Os cavalarianos que participaram de todo o trajeto e receberão certificado pela manutenção da Centelha durante a cavalgada são: Edgar Barnasque dos Santos, Alceu Jose do Espirito Santo, Luiz Antonio Carpes Flores, Alma Reidel, Lauro Roque Reidel, Luiz Atos Albano Irrigarai, Adroaldo de Souza Nunes, Armando Franzen, Jose Antonio da Silva Pereira, Mauro Antonio Hassen da Silva, Moacir Antonio Borguetto, Joåo Nazareno da Silva Bueno e Lauro Antonio Kremer.   Apoio Nilzon Machado Bueno, Maris Ondina Rodrigues Pereira, Joaquim Pedro Dias de Lima, Otacilio Cheron de Souza, Manoel Luiz de Mello eCarlos Alberto de Oliveira.

O acendimento da Chama Crioula mantém-se hoje como um dos importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, todos os anos, desde 1947. À época, um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou da Pira da Pátria uma centelha, e a conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos. O fato iniciou um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Programação:

08/09 - Grupo Esperança Gaúcha.

09/09 - Piquete Brias, Agropecuária Tradição e integração com todas entidades.

10/09 - Piquete Figueira Nativa e cabanha Dois Amigos.

11/09 - Cabanha Dom Miguel, Cabanha Potreiro Verde, Cabanha Tia Perça e CT Cícero kern.

12/09 - Pista de Laço João Hortêncio e Sandro Oliveira,  Piquete Agripino Pereira, Hotelaria Beto Kerber, CT São Matheus e Cabanha TK.

13/09 - Cabanha Duas Figueiras e Piquete Redomão.

14/09 - CTG Adroaldo Braga, CTG Estância do Mangueirão e Piquete Capitão Rodrigo.

15/09 - Piquete Pedro Martins.

16/09 - Piquete Venâncio D'avila.

17/09 - Cabanha MJT Aramanda, Cabanha Chaminé e Piquete Recanto Dos Kern.

18/09 - Ganadero Laço Comprido, Agropecuária Chapéu Preto e Nestor Faleiro.

19/09 - CTG Pelego Branco e Cabanha Querência Couto.

20/09 - Desfile e Extinção da Chama Crioula por todas as Entidades.

Data de publicação: 05/09/2018

Créditos: Murilo Dannenberg