Este final de semana foi especial para a cultura taquariense. Desde quinta-feira, dia 23, o município realizava a 3ª Edição da Feira do Livro de Taquari. Foram várias atrações para toda a comunidade, com muita diversão e opções de lazer entre os quatro dias de feira, que foi encerrada neste domingo à tarde com a solenidade de premiação do II Concurso Literário. A realização foi da Prefeitura em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) da cidade de Venâncio Aires.

A coordenadora de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas, salientou a importância da parceria na realização do evento. “É graças ao trabalho conjunto entre Sesc e Prefeitura que conseguimos organizar um evento como este para a nossa cidade. E o que motiva esta ação conjunta é a importância que damos
à cultura e a leitura, fundamentais para a nossa sociedade” frisou.

Com o escritor taquariense Augusto Becker como patrono, a Feira teve em sua programação diversos espetáculos artísticos e palestras, além das apresentações dos alunos da rede municipal, sempre de forma gratuita. O Animador Cultural, Roger Castro, foi responsável pelo entretenimento da plateia entre as apresentações, além de interagir e divertir o público com seu personagem “Zé do Cordel”, simbolizando um dos gêneros mais característicos da cultura brasileira.

Quinta-feira, dia 23, a Quadra Coberta da Praça da Bandeira recebeu o espetáculo teatral “Leão e a Rata”, enquanto o músico e escritor, Richard Serraria, palestrou no Theatro São João. O dia também reservou as primeiras apresentações do II Concurso Literário e a Abertura Oficial realizada pelo patrono e seguida por palestra do escritor e músico Elro Aurich e show do humorista André Damaceno.

Na sexta-feira, foi aberto o Espaço Letras e Cultura para o público em geral, e foi dia também de teatro, com a peça “As aventuras do Fusca a Vela”, com o Grupo Ueba. O artista Jonas Piccoli, diretor da peça e que também é escritor, palestrou para o público após o espetáculo. À noite, no Theatro, foi exibido o filme “O Mistério de Sant’ana”, com direção e roteiro de Patrícia Sattler, Samuel Sattler e Letícia Kamila Sattler Basso. Após a exibição, foi a vez do magicontador Eric Chartiot trazer seu show “Contos Mágicos”.

Sábado, dia 25, foram finalizadas as apresentações das escolas para a banca avaliadora do Concurso Literário. Durante a tarde, a Companhia Espicula trouxe o melhor do circo de rua com o show “Circolando por aí”. O Grupo “Os Mascates”, seguiu o entretenimento com a apresentação “Era uma aula nem tão, tão distante”.

Por fim, no domingo, foi dia da Escola de Chimarrão, que trouxe aos taquarienses 36 tipos diferentes de mates, para que um dos momentos mais tradicionais do povo gaúcho se torne ainda mais especial. O dia também foi da criançada, com o espaço Sesc Recrearte “Rua do Lazer”, com brinquedos para os pequenos se divertirem. O encerramento foi realizado com a premiação do II Concurso Literário, e formalizado com as palavras finais do patrono Augusto Becker.

II Concurso Literário

O resultado do II Concurso Literário Municipal foi revelado no domingo, dia 26, durante a 3ª Feira do Livro de Taquari. O concurso foi dividido em duas categorias, educação infantil e educação fundamental. As escolas realizaram apresentações artísticas dentro da programação da Feira, na qual foram avaliados por uma banca.

Foram entregues 20 mil reais em prêmios para as escolas municipais pela participação no II Concurso Literário Municipal. A EMEI Nossa Senhora das Graças e a EMEF Emílio Schenk foram as vencedoras do prêmio, recebendo R$ 3.500,00 cada uma. As segundas colocadas foram, respectivamente, a Emei Coqueiros e a Emef La Salle, que receberam R$ 2.500,00 cada, seguidas pela Emei Paulo Freire e Emef Pedro Pereira, que receberam R$ 1.500,00. Além disso, todas as demais receberam R$ 1.000,00 pelos projetos desenvolvidos. Após a premiação, o Patrono da Feira, escritor Augusto Becker, encerrou oficialmente a Feira do Livro de Taquari.

Com o concurso, assim como os projetos literários que estão sendo realizados desde o início ano, busca-se desenvolver nos alunos o prazer em praticar o hábito da leitura. Estabelecer essa relação com os livros é fundamental para o crescimento das crianças e até mesmo de adultos, pois relaciona-se à atividade a sensação de bem-estar, consequentemente, é provável que o aluno mantenha o hábito por toda a vida.

Data de publicação: 27/08/2018

Créditos: Murilo Dannenberg