Bastante esperado por quem reside na localidade de Júlio de Castilhos, o “Natal Explosão de Fé e Tradições” teve sua nona edição realizada no último domingo, dia 11 de dezembro, no pátio localizado em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlio de Castilhos. O público, formado por moradores locais, entre professores, diretores e pais de alunos, mais uma vez retornou ao lar encantado com o que viu. Na plateia, ainda estiveram presentes o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e seu vice, André Brito.

Antes do início das atrações, a Corte do 25º Natal Açoriano em Terra Gaúcha, formada pela rainha Emanuelly Dornelles e pelas princesas Fernanda Cardoso e Camila Kaiser, fez um convite especial aos presentes para que prestigiem e acompanhem o restante da programação do evento de fim de ano em Taquari, especialmente a noite principal, marcada para as 21h do próximo domingo, dia 18, às margens da Lagoa Armênia.

Baseado no tema “A cultura de um povo é seu maior patrimônio”, o evento contou com a exibição de um documentário composto por diversas entrevistas e conversas com pessoas importantes da comunidade, que revelaram histórias desde a formação do povoado, seus antigos hábitos e culturas, até casos que ficaram marcados na trajetória do educandário, como o da professora que fazia de um cavalo sua condução para poder dar aula.

Promovidas em conjunto pela escola e pela Associação de Moradores de Júlio de Castilhos, as apresentações também abordaram desde a época em que a região era habitada por povos indígenas até a comunidade atual. No decorrer da noite, houve encenação de produções teatrais, danças e músicas, além do tradicional presépio vivo seguido de espetáculo pirotécnico. A programação terminou com show da dupla William e Fabrício, ocorrido na Associação de Moradores.

O 25º Natal Açoriano em Terra Gaúcha conta com a parceria do Governo do Estado, através da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e com o apoio de Adama, Loja Charme, Combustíveis Charrua, Cooperativa Certaja e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).

Data de publicação: 18/12/2016

Créditos: Juliano Kern