Enquanto o céu se coloria com os raios do sol que começava a se pôr sobre a Lagoa Armênia, um desfile igualmente multicor tinha início ao lado da Câmara de Vereadores, a “Parada Natalina”. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e fez parte da programação do último sábado, dia 10 de dezembro, do 25º Natal Açoriano em Terra Gaúcha. A Parada teve início às 19h, após o término da Pernada Solidária.

A pasta de Educação reuniu as escolas municipais, tanto de Ensino Fundamental quanto de Ensino Infantil, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Instituto Estadual de Educação (IEE) Pereira Coruja. As instituições desfilaram em alas divididas por cores que simbolizavam valores como esperança, alegria e amor.

A Parada teve sua arrancada na Câmara de Vereadores com rumo à Praça da Bandeira, fazendo o contorno pela Lagoa Armênia. Durante o percurso, as alas realizavam performances de coreografias, valorizando os seus respectivos temas e mensagens. Todo o desfile foi acompanhando de músicas de cunho natalino.

Uma das principais mensagens transmitidas na Parada Natalina foi de conscientização para com o meio ambiente. Além do tema ter sido abordado durante o desfile pelas instituições que participaram, a principal contribuição foi com o futuro. Os estudantes suspenderam sementes de diversas espécies de árvores em balões de gás hélio para serem espalhados e semeados na natureza.

A Parada Natalina fez parte do 25º Natal Açoriano em Terra Gaúcha, que conta com a parceria do Governo do Estado, através da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e com o apoio de Adama, Combustíveis Charrua, Loja Charme, Cooperativa Certaja e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).

Data de publicação: 15/12/2016

Créditos: Murilo Dannenberg