Festa da Laranja, comemorações no Grêmio Recreativo Alvi Negro (Gran), Baile de Debutantes, Natal Açoriano em Terra Gaúcha, fantasias e decorações para os desfiles carnavalescos da Escola de Samba Batutas da Orgia. Os eventos mais tradicionais de Taquari, entre as décadas de 1970 e 1990, passaram pelas mãos talentosas do figurinista Ronald Borges Fortes Rocco, mais conhecido como Rony. Falecido na quarta-feira, dia 14 de setembro, vítima de complicações por consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ilustre artista considerado pelos foliões locais como “filho taquariense” tinha 79 anos e residia em Porto Alegre, de onde nutriu até o fim de sua vida um carinho especial por Taquari e seus habitantes.

Foi justamente na capital que Rony conheceu um pouco mais sobre Taquari, a partir de um contato naquela ocasião feito por Nair Reis, hoje viúva do ex-prefeito Renato Baptista dos Santos. No ano de 1970, pouco depois de o Brasil se sagrar tricampeão Mundial de Futebol em terras mexicanas, a carnavalesca e uma das fundadoras da Irmãos da Opa e da Batutas da Orgia procurava por adereços alusivos à conquista da Copa do Mundo para decorar roupas que seriam usadas durante uma festa no Alvi Negro. Desde então, o convívio entre ambos e a comunidade taquariense se tornou cada vez mais estreito. Amigo e próximo de membros da família Saraiva, Rony ajudou, de forma voluntária e espontânea, a desenhar e produzir as ornamentações e fantasias da maioria das festividades taquarienses da época, especialmente os famosos carnavais.

A vitoriosa trajetória de Rony pelas avenidas também lhe rendeu títulos de campeão no Carnaval de Porto Alegre, por Bambas da Orgia, Imperadores do Samba e Estado Maior da Restinga, onde realizou o seu trabalho mais recente, no bicampeonato de 2005 e 2006. No mesmo ano de 2006, recebeu o troféu Rádio Gaúcha como Personalidade do Carnaval. Rony foi cremado às 15h de quinta-feira, dia 15, no Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas. A Prefeitura Municipal de Taquari decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do artista.

Data de publicação: 15/09/2016

Créditos: Juliano Kern