Enquanto realizavam trabalhos de limpeza no prédio do Instituto de Pesquisa Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo (Idesc), a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos encontrou uma placa referente a constituição brasileira.

Enquanto realizavam trabalhos de limpeza no prédio do Instituto de Pesquisa Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo (Idesc), a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos encontrou uma placa referente a constituição brasileira. Com a Proclamação da República, o nome do nosso país foi mudado para “República dos Estados Unidos do Brasil”, onde nossas cédulas de dinheiro traziam este nome estampado.

Pela Lei nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968, o Governo Militar alterou para “República Federativa do Brasil”, mas algumas notas permaneceram em circulação com a denominação anterior por vários anos, por uma questão de economia, como, por exemplo, a cédula da Princesa Isabel, que circulou no país até 1972. Quem governava o Brasil nesta época era o presidente Arthur da Costa e Silva.

A placa agora encontra-se no Museu Casa Costa e Silva, o qual está aberto para visitação das 8h às 12h e da 13h30min às 16h30min.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 07/04/2016

Créditos: Vanessa Porto

Créditos das Fotos: Vanessa Porto

Compartilhe!