Projeto "Portal das Artes" realizou sua primeira edição no último domingo, dia 8 de novembro, com a presença de cerca de dez expositores e dezenas de pessoas. A iniciativa tem como objetivo o fomento da arte e da cultura no município.

Iniciativa da administração municipal através Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, o projeto “Portal das Artes” trouxe dezenas de pessoas à Praça da Matriz no último domingo, dia 8 de novembro. No local, cerca de dez expositores com os mais diversos tipos de artesanatos, tapetes, roupas, acessórios para animais e livros estiveram participando da iniciativa que tem como objetivo o fomento da arte e da cultura. No espaço também foi reservada uma área para crianças, com cama elástica e comercialização de lanches.

Entre os expositores, as funcionárias da Biblioteca Municipal do Museu Casa Costa e Silva disponibilizaram livros para doação. Na praça, também era possível comprar livros usados a baixo custo. O casal de expositores, Keimilly Silva e Leonardo Rosa, organizaram um sebo para venda de uma grande variedade de livros usados. “Nosso principal objetivo é levar às pessoas grandes obras com um preço bem acessível”, comenta o casal.

Os dois expositores pretendem voltar na próxima edição do projeto que acontecerá no dia 13 de dezembro, com mais livros e novidades para oferecer. “Vendemos muito mais do que o esperado, isto é bom, não apenas pelo dinheiro, mas por vermos que a leitura está se difundindo no município. Queríamos que mais gente comparecesse a eventos desse tipo, pois como é algo diferente temos de incentivar e participar, expondo e mostrando nossos trabalhos, como também comprando e ajudando a fomentar a renda de todos aqueles que de certa forma fazem arte em Taquari”, completaram.

A coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas, agradeceu aos expositores que ajudaram a dar o pontapé inicial no projeto “Portal das Artes”. “Quero agradecer a todos que colaboraram de uma forma ou de outra para o evento acontecer, especialmente àqueles que acreditaram no potencial da feira. Acredito que nas outras edições o projeto vai crescer e melhorar. Nessa primeira edição iniciamos às 14h e terminamos às 19h, mas em conversa com os expositores decidimos que o melhor horário para as atividades é das 16h às 20h, o que já vai valer para a segunda edição que acontece em dezembro. Foi uma tarde maravilhosa, agora temos que dar sequência no projeto para que ele cresça cada vez mais”, comenta.

Rotary Club realiza evento semelhante na Lagoa Armênia, dia 22

Sabrina ainda fez um convite aos feirantes e expositores para participarem de outro evento similar que acontece ainda esse mês na Lagoa Armênia. “Dia 22 de novembro acontecerá um evento do Rotary Club na Lagoa Armênia, no qual eles abrem um espaço para aqueles que queiram expor seus produtos para a venda. Todos os feirantes que estiveram no Portal das Artes estão convidados a participar também dessa iniciativa”, informa a coordenadora de Cultura.

Data de publicação: 12/11/2015

Créditos: Leonardo Rosa