Ao todo, foram 125 gestores agraciados em todo o país.

Taquari aderiu ao programa "Prefeito Amigo da Criança" em 2017 e, desde então, desenvolve ações intersetoriais em projetos que proporcionam a integração entre diferentes pastas da administração, como Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Habitação e Assistência Social, Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Secretaria da Fazenda.

Alguns programas sociais já existiam e foram aperfeiçoados após a adesão ao projeto, como o "Comunidade Ativa", que passou a atender a um número maior de crianças e adolescentes e oferecer diversas opções de oficinas, como música, teatro e capoeira, no turno inverso ao da escola.

Outra iniciativa ampliada em razão das orientações do programa "Prefeito Amigo da Criança" foi o "Projeto Verão", que ocorre no período de férias escolares e oportuniza a crianças e jovens do município a participação gratuita em oficinas esportivas como natação, vôlei, ginástica e futebol.

Fora isso, há as parcerias entre o município e instituições de Taquari, no atendimento e ações que atendam crianças e adolescentes, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação Pequenos Notáveis e a Escolinha Pinheiros/Duttra.

Entre os números positivos que alavancaram o reconhecimento de Taquari, estão o aumento em 56,8% dos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, via dedução do imposto de renda de pessoas físicas, que foi de R$ 47.010, em 2017, para R$ 73.695, em 2019.

A ampliação de vagas na rede municipal também foi apontada como ação positiva pelo programa. Aumento de 22,2 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola). De 70,3%, em 2016, para 92,5%, em 2019, e crescimento de 5,1 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 36,2%, em 2016, para 41,4%, em 2019.

“Esse reconhecimento é resultado do nosso trabalho frente a ações de cidadania e de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município. E, também, é um incentivo para continuarmos buscando, cada vez mais, o desenvolvimento social em nossa cidade”, afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco).

Data de publicação: 06/07/2020

Créditos das Fotos: Juliano Kern