Neste ano, evento ocorre entre 23 e 26 de outubro, na quadra coberta da Praça da Bandeira.

A administração municipal anunciou, nesta semana, as atrações que farão parte da programação da quarta edição da Feira do Livro de Taquari. Neste ano, o evento ocorre entre 23 e 26 de outubro, em estrutura a ser erguida na quadra coberta da Praça da Bandeira. Mais uma vez, por meio das secretarias de Educação e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, o Poder Público contará com a parceria do Serviço Social do Comércio SESC/Fecomércio, unidade Venâncio Aires, para a realização da iniciativa cultural.

Em 2019, o patrono da feira será o escritor João Paulo da Fontoura, nascido em São Sepé e radicado no município desde 1980. Titular da cadeira nº 26 da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), João Paulo lançará, dia 23, logo após a solenidade de abertura, sua mais recente obra, “São José de Tebiquary: um jorro de luz sobre o passado do município de Taquari”. Segundo o autor, o livro é uma monografia do município, que parte de 1500 e chega até 2010.

Entre as atividades do evento, destaque também para apresentações artístico/culturais, palestras, shows, exposições e encenação teatral do grupo taquariense Os Mascates, marcada para o dia 25. As bancas dos livreiros prometem atrair a comunidade com uma grande variedade de exemplares, transformando a quadra coberta da Praça da Bandeira em um verdadeiro recanto da literatura. Está inserida na programação a realização de concurso literário envolvendo as escolas municipais, além de oficinas de Histórias em Quadrinhos (HQs) e zine - publicações independentes de cultura que trazem arte, ilustração, música, cinema, moda.

Aproveitando a passagem da campanha Outubro Rosa, a feira ainda terá em seu cronograma de atividades, na tarde do dia 26, a Caminhada das Vitoriosas, promovida em conjunto com a Secretaria de Saúde. “Nosso propósito é oferecer um espaço plural, com muitas atividades de distintas origens. Um local onde a população possa se integrar, confraternizar, desfrutando da leitura e do conhecimento transmitido por esse hábito tão rico e cada vez mais necessário em nossa sociedade”, afirma o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco).

Confira todas as atividades

Dia 23, quarta-feira, a partir das 19h: solenidade de abertura; homenagem ao patrono da Feira do Livro; apresentação das bandas marciais das escolas do município; apresentação artístico/cultural do projeto Comunidade Ativa (Corais); animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

Dia 24/10, quinta-feira, pela manhã a partir das 9h e à tarde, a partir das 14h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria, bate-papo HQ das Cavernas ao Cinema, com André Alves; oficina de zine com Denilson Reis e Paulo Kobielski; oficina de HQ com Adão de Lima Júnior; animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

Às 19h: concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (anos finais e ensino médio).

Dia 25/10, sexta-feira, a partir das 9h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria; teatro com o grupo Os Mascates; palestra-show com a escritora Eleonora Medeiros; orientação saúde bucal do projeto Sorrindo Para o Futuro; animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

A partir das 14h: mesmas atividades mais apresentação de capoeira do projeto Comunidade Ativa.

Às 19h: concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (educação infantil e anos iniciais).

Dia 26/10, sábado, a partir das 15h: Caminhada das Vitoriosas; premiação do concurso literário, apresentação da orquestra de Santa Clara do Sul.

Atividades sistemáticas: exposição de zine, produzida por estudantes e professores das escolas municipais Emílio Schenk e Osvaldo Ferreira Brandão; pintura de rosto.

Data de publicação: 10/10/2019

Créditos: Juliano Kern