Projeto, em parceria com o SEBRAE, será implantado nas escolas municipais

Durante o período de férias, os professores da rede municipal estão participando da formação sobre o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEEP), as aulas são realizadas na Emef La Salle e irão até sábado, dia 21. No dia 14 de junho, ocorreu, também, o início da formação e apresentação do JEEP aos professores da rede, a atividade ocorreu no Theatro São João. Em parceria com o SEBRAE, Taquari será a quarta cidade do Vale a participar deste programa.

O projeto será implantado nas escolas municipais a partir de agosto. Serão 1.200 alunos, do 1° ao 9° ano, desenvolvendo atividades multidisciplinares voltadas para o empreendedorismo. O município de Taquari foi escolhido pelo SEBRAE para ser uns dos 30 municípios do Estado a implementar o projeto na rede municipal. “Fomos escolhidos por criarmos a Sala do Empreendedor e termos sido certificados por implantarmos Políticas Públicas para Empreendedorismo, requisitos para entrarmos no projeto. É um orgulho, para nossa Administração, ser parceiro do SEBRAE e ser reconhecido pelos avanços e implantação de políticas que são modelo em todo o Brasil e ajudam a desenvolver o nosso município”, afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco.

O JEPP é uma metodologia que tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando comportamentos empreendedores e estimulando o protagonismo juvenil e a iniciativa futura.

Com linguagem adaptada para cada faixa etária, os alunos receberão noções do que empreender significa para alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida. Para isso, os professores receberão a capacitação que possibilita que atuem como facilitadores da metodologia junto aos alunos em sala de aula.

Em sala de aula serão vivenciadas atividades práticas e lúdicas, para promoção de atitudes empreendedoras nos estudantes, que ajude a  assumirem uma posição proativa frente às diversas situações da vida, capacitando-os a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que eles passaram a perceber durante as atividades propostas.

Conforme a coordenadora da Secretaria de Educação, Ana Paula Arnt, está é uma grande oportunidade de desenvolver o espírito cooperativo e empreendedor aos alunos. “Imaginem daqui uns anos a gente olhar para um empresário local e saber que ele passou por nossas mãos, por nossas salas de aula. Saber que esse resultado é fruto do nosso trabalho. Isso é gratificante”, destacou.

Data de publicação: 17/07/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi