Com diversificação, produção é destinada à merenda escolar e comercializada na Feira Municipal.

A diversificação e o fortalecimento das pequenas propriedades rurais são formas de evitar o êxodo do campo e o desenvolvimento da economia. Além de proporcionar a diversificação e a produção de alimentos saudáveis.

O casal Alex Sandro Faleiro e Josiane Muller, da localidade de Fazenda Pereira, é um exemplo disso. Com uma produção orgânica, eles trabalham com hortaliças, na qual cerca de 70% são comercializadas para merenda escolar da rede municipal. Outra fonte de escoamento da produção é na Feira Municipal.

Devido à pandemia do novo coronavírus e à suspensão das aulas, os agricultores forneceram os alimentos orgânicos para as 690 cestas básicas entregues para famílias de alunos da rede municipal em vulnerabilidade social. Entre os cultivares estavam moranga, aipim, repolho, bergamota e batata doce. “Para nós, foi importante a entrega desses produtos, e são todos alimentos frescos e sem agrotóxicos”, disse Alex Sandro.

Feira online

Em função da pandemia, o movimento na Feira Municipal do Agricultor diminuiu, assim como em outros municípios. Diante disso, a Empresa de Assitência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) criou a Feira Virtual da Agricultura Familiar, para que produtores rurais possam se conectar com seus clientes.

“Muitos fregueses entram em contato pelo telefone ou pelo WhatsApp, outros vêm aqui na propriedade para buscar. É uma forma que encontramos, neste momento, para comercializar nossos produtos”, afirmou.

Em Taquari, há quatro produtores cadastrados. O acesso à plataforma é feito pelo link: http://www.emater.tche.br/site/fevaf/fornecedores

Tabaco orgânico

Outra alternativa de renda na propriedade é o cultivo de fumo sem agrotóxicos. São 20 mil pés, que passam por um processo rigoroso de análise antes da certificação. “Já recebemos a certificação nos últimos dois anos, e seguimos todas as orientações para continuarmos assim”, destacou o agricultor.

Após a confirmação de que o tabaco é livre de agrotóxico, o produto teve um acréscimo de 30% a 60% no valor de mercado.

Data de publicação: 06/07/2020

Créditos das Fotos: João Hartmann