Decisão da administração municipal foi tomada nesta segunda-feira, dia 6.

Diante da situação de pandemia do COVID-19, e da insuficiência de testes encaminhados, a administração de Taquari decidiu ingressar à Justiça para pedir mais exames ao Governo do Estado. Inicialmente, o município recebeu apenas cinco unidades da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Posteriormente, foram encaminhados mais cinco testes. Hoje, Taquari registra 91 casos monitorados. Devido a isso, a Prefeitura entrou com pedido de tutela de urgência solicitando mais materiais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Taquari já havia pedido uma nova leva de testes em 31 de março. Atualmente, com a confirmação de quatro casos no município de Tabaí, todos funcionários da empresa Minuano e que tiveram contato com o caso confirmado de Taquari, a administração reforçou a solicitação e, diante da situação indefinida por parte do Estado, decidiu por pleitear na Justiça mais testes junto ao governo estadual.

Conforme Petição da Procuradoria Municipal, "considerando que a saúde no Brasil rege-se pelos princípios da universalidade da cobertura e do atendimento, de igualdade de acesso às ações e serviços que a promove, protege e recupera, da descentralização da gestão administrativa, cujo trabalho é democrático, de vez que alcança na participação da comunidade (art. 194 da CF) e da solidariedade financeira, dada que financiada pela sociedade como um todo, direta e indiretamente (art. 195 CF), temos que os cidadãos de Taquari têm direito à disponibilização de kits de testes do coronavírus no momento atual, porque depois não haverá mais necessidade pois o caos estará instalado e a pandemia fora de controle".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 06/04/2020

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!