Município colhe os frutos de uma boa gestão fiscal e das ações constantes que vem promovendo em relação a acompanhamento e fiscalização.

Taquari cresceu em 14,49% seu valor adicionado, que serve como base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o ano de 2020. Mais do que a média de todas as cidades do Rio Grande do Sul, que ficou em 11,62%. Um aumento que é consequência dos inúmeros investimentos aplicados em qualificação, valorização de colaboradores e aperfeiçoamento. Em 2019, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) em Taquari ficou em 0,175405, já para o próximo ano será de 0,177066. Na prática, esse valor representa um acréscimo de recursos em 2020.

Segundo avaliação da Secretaria da Fazenda, a cidade está colhendo os frutos de uma boa gestão fiscal e das ações constantes que o Poder Público vem promovendo em relação a acompanhamento e fiscalização. “Também é importante destacar a melhoria setorial de segmentos da economia municipal ligadas ao campo de incidência do ICMS, em especial celulose e defensivos agrícolas”, destaca a pasta.

Um total de 25% do ICMS arrecadado pelo Governo do Estado é distribuído entre os municípios. O critério essencial para determinar quanto cada um recebe é o Valor Adicionado Fiscal (VAF), que corresponde a 75% da composição do índice de retorno. Esse indicador representa a diferença entre vendas e compras de produtos e serviços pelas empresas locais. Ainda são considerados a população do município, a área, o número de propriedades rurais, entre outros elementos.

Conforme o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), esse aumento é muito importante para toda a população taquariense. "É uma notícia extremamente positiva para o nosso município, entre tantas outras que recebemos nos últimos anos. O reflexo disso estará na continuação das inúmeras obras de infraestrutura em execução, bem como em investimentos em agricultura, saúde, educação, esporte e lazer”, salientou Maneco.

Data de publicação: 15/11/2019

Créditos: Juliano Kern