Entidade vai realizar suas atividades no antigo prédio da Farmácia Básica Municipal e o Setor de Transportes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, que agora estão em um novo endereço. A associação já buscava essa sede há dois anos.

No final do mês de novembro, a Associação Pequenos Notáveis, formada em geral por mães voluntárias que possuem filhos com algum tipo de deficiência, recebeu das mãos do prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, as chaves de um espaço para instalação da associação. Trata-se do antigo prédio que abrigava a Farmácia Básica Municipal e o Setor de Transportes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, que agora estão em um novo endereço. A associação vem buscando essa sede há dois anos, e agora conseguiu realizar seu grande sonho.

Na quarta-feira, dia 2 de dezembro, a presidente Lisiane Borba, e a mãe Marta Santos, membro da instituição, estiveram visitando pela primeira vez o local. Segundo Lisiane, elas estão muito contentes. “Queríamos contar para todo mundo como a gente conseguiu esse espaço e por que buscamos. Nós procuramos o prefeito e ele nos prometeu tentar nos ajudar a conseguir um lugar para realizar nossos encontros e, se possível, fazer alguns atendimentos de terapias para as crianças. Pelo menos durante um ano vamos poder utilizar esse prédio”, explica. A presidente informa ainda que os encontros vão começar a ser realizados na nova sede. Até o momento, as reuniões eram feitas nas casas das mães.

Para Josilene Rocha Bittencourt, membro da associação, a sensação de ter uma sede foi muito boa. “Para nós, vai ser ótimo, vamos poder nos reunir, realizar nossas atividades e as nossas mães vão poder fazer seus encontros para continuarem ajudando umas às outras a ficarem cada vez mais fortes e nós, deficientes, também”, relata.

Lisiane conta que além das salas para as terapias, terão um espaço para o brechó das doações que recebem. E parte do valor será revertida em melhorias na sede e também nas terapias. “As pessoas que quiserem nos ajudar voluntariamente em alguns reparos no prédio serão bem-vindas. Esse espaço para nós é muito gratificante, porque só de termos recebido isso nos mostra que estamos no caminho certo, mostra que estão acreditando em nós e estão se importando com a gente”, afirma.

A mãe de Pedro, Marta Santos, falou da importância da associação ter uma sede. “Eu, como mãe de uma criança especial, fico muito feliz com esse espaço. Hoje o meu filho só tem psicólogo, mas teria que fazer outras terapias e sabemos que o município não tem como ajudar. Então, o espaço cedido pela Prefeitura à associação poderá nos ajudar ainda mais. O meu filho, por exemplo, já sabe o que ele necessita e ele ficou muito contente com a sede, e está empolgado. A sede vai nos ajudar muito, até na nossa autoestima como mãe. Esperamos ter voluntários para se juntar a nós, e queremos buscar as mães que ainda não participam, e estão precisando da nossa ajuda”.

E é com muito prazer e orgulho, que a administração municipal firmou essa parceria com a associação, cedendo para eles um pequeno espaço. Conforme o prefeito Maneco, a entidade foi criada única e exclusivamente por mães voluntárias que possuem pessoas de sua família, em especial filhos, com algum tipo de deficiência. “Nós, dentro das nossas possibilidades, auxiliamos sempre que podemos. Tenho certeza que o espaço público vai ser muito bem utilizado pela entidade, que vai poder desenvolver mais atividades, fazendo assim com que o grupo possa crescer mais ainda e poder proporcionar momentos de lazer, de aprendizado e de união para poder enfrentar suas dificuldades, que, quando enfrentadas em grupo, se tornam menores, e tem mais possibilidades de sucesso”, salienta.

Data de publicação: 09/12/2015

Créditos: Marieli Rosa/Jornal O Açoriano