Desde a última terça-feira, dia 1º de dezembro, os taquarienses estão solicitando medicamentos na Farmácia Básica e sendo atendidos pelo Setor de Transportes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente em um novo e remodelado local. Inaugurado em cerimônia que contou com a presença do prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, do vice-prefeito, André Brito, e de várias lideranças municipais, o espaço fica localizado na Rua David Canabarro, número 503, no bairro Centro, abaixo da agência do Banco do Brasil.

O trabalho dos profissionais de saúde começou minutos após o ato de descerramento da faixa, assistido por dezenas de pessoas que já aguardavam por atendimento nas novas instalações. Beneficiado com uma infraestrutura mais moderna e de propriedade da administração, o prédio recebeu um investimento de mais de R$ 90 mil, realizado com recursos próprios da Prefeitura. O horário de atendimento vai das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia.

Sem deixar de comemorar a conquista, o secretário da Saúde e Meio Ambiente, José Harry Saraiva Dias, ressaltou a oportunidade de a pasta oferecer melhores serviços à comunidade. “A inauguração desse espaço era um grande desejo da administração. É um lugar que foi pensado para dar mais condições de acesso a seus usuários, e principalmente para que o município tenha cada vez mais recursos para disponibilizar. Sabemos o quanto a medicina e a parte de medicamentos avançaram, e o quanto isso é impactante em nossas vidas. É um grande avanço poder dar conforto às pessoas e opções para que os profissionais possam trabalhar melhor e em um espaço mais amplo, bonito e qualificado”, disse o chefe da pasta.

Ao salientar o empenho dos funcionários da Prefeitura, especialmente os das áreas de saúde e limpeza, o atual secretário aproveitou para destacar a atuação de seu antecessor, Edson Silva, na conquista do novo prédio. “O Dr. Edson foi o idealizador dessa proposta, junto com o prefeito Maneco e com o vice-prefeito André. Ele era secretário e hoje é o nosso auditor. Teve um papel fundamental nessa construção”, ressaltou.

Evolução em menos de quatro anos

Durante seu discurso, o prefeito Maneco lembrou as condições de trabalho da antiga Farmácia Básica e detalhou as ações da administração nos postos de saúde desde o início de 2013. “Tenho certeza de que todos conheciam a nossa antiga farmácia. Era um local completamente ultrapassado, assim como era o espaço para a fisioterapia. Ainda tivemos o exemplo da própria Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, quando a transferimos para um novo prédio. Além disso, fomos duplicando de tamanho todos os postos de saúde da cidade, como os dos bairros Coqueiros, Prado e Colônia Vinte. Também inauguramos o novo posto da Leo Alvim Faller e estamos construindo um novo nos bairros Praia e Caieira, de 400 m², e mais um no Rincão São José, com praticamente o mesmo tamanho”, afirmou.

Maneco revelou que a obra de construção de dez leitos em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) e a de ampliação da área de urgência e emergência do hospital estão em vias de ser iniciadas. “Já passamos pelo processo licitatório e provavelmente daremos, neste mês, a ordem de início da ampliação do hospital, investimento de mais de R$ 1 milhão. Também estamos com o dinheiro depositado e esperando a fase de licitação para construir o posto de saúde de Amoras e para quadruplicar de tamanho a unidade do Passo da Aldeia. Isso sem contar a ampliação do nosso Caps (Centro de Atenção Psicossocial)”, sublinhou o prefeito taquariense.

O mandatário ainda elogiou a qualidade da estrutura de cada espaço inaugurado desde o começo de sua gestão. “Todos eles foram abertos contando com ar-condicionado, televisão, cadeiras novas, computadores novos, com tudo o que se precisa para que sejamos bem atendidos. Isso é o mínimo. Aproveito para reforçar que, quando assumimos, o município tinha nove médicos e duas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Agora, temos cinco ESF e estamos cadastrando a sexta. De médicos, passamos de nove para dezesseis. Mas temos muito a fazer e melhorar. Por isso, esperamos que todos continuem nos cobrando e exigindo, pois cada conquista dessas serve para ver qual será a próxima”, finalizou.

Prédio antigo é cedido parra Associação Pequenos Notáveis

O antigo prédio da Farmácia Básica e do Setor de Transporte da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente será emprestado pela administração municipal para a Associação Pequenos Notáveis. O espaço foi cedido por um ano, quando o grupo poderá realizar no local suas reuniões e também atividades vinculadas ao trabalho da associação.

Data de publicação: 04/12/2015

Créditos: Juliano Kern