Programação conta com shows, os natais das escolas, feiras, encontros e danças, entre outras programações culturais e artísticas.

Chegou o grande momento. Após semanas de preparação e organização, a 24ª edição do Natal Açoriano em Terra Gaúcha terá início oficialmente na noite deste sábado, dia 5 de dezembro, às 20h, na Lagoa Armênia. Todas as atrações que serão promovidas ao longo do evento têm entrada gratuita.

Após a cerimônia de abertura, as luzes que decoram as árvores do principal cartão-postal de Taquari serão acesas, dando destaque às ornamentações das empresas e dos colaboradores que reservaram seu espaço no evento. Logo depois, às 20h30min, ocorre a tradicional Parada Natalina, saindo da Praça da Matriz em direção à lagoa. Com quatro carros alegóricos e dez alas, o desfile trará para a rua o universo infantil através do tema “A criança e o mundo mágico”. Ao todo, 13 escolas municipais participarão, levando consigo desde histórias e personagens infantis até a magia do Natal, com a participação do Papai Noel encerrando o trajeto. Mais tarde, às 21h, os corais da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) se apresentam na Lagoa Armênia cantando músicas em alusão ao Natal e também a temas livres.

No domingo, dia 6, a primeira edição da ExpoCars, evento automotivo de duas e quatro rodas, vai agitar o Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim. A partir das 8h, haverá campeonato com troféus para motos e carros rebaixados, show de manobras em duas rodas, sorteio de brindes e exposição de automóveis clássicos. A entrada custa R$ 10,00 por pessoa, mais 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Taquari, ou 1 kg de ração para gatos ou cães para a Associação dos Protetores dos Animais. Os organizadores também montarão um amplo espaço com praça de alimentação no local.

À noite, às 21h, ocorre a Noite Tradicionalista de Taquari na Lagoa Armênia e, na segunda-feira, dia 7, o Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja promove o seu XIII Natal Luz e Amor, a partir das 21h. Outras escolas do município apresentarão espetáculos natalinos aos taquarienses. Nesta sexta-feira, dia 4, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Assunção leva ao público o “7º Natal Ceando com Cristo” a partir das 21h, no Theatro São João.

Na terça-feira, dia 8, é a vez de a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle realizar sua apresentação na Praça do Triângulo (Retatec), às 20h. No mesmo dia, às 20h30min, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nardy de Farias Alvim fará sua apresentação na Lagoa Armênia, que também sediará o espetáculo da Emef Osvaldo Ferreira Brandão, dia 10, quinta-feira, às 21h.

Ainda no dia 10, às 20h, a Escola Municipal de Ensino Infantil Nossa Senhora das Graças reunirá alunos e pais na sede do educandário. Na sexta-feira, dia 11, às 21h, a Emef Timótheo Junqueira dos Santos espera o público para acompanhar a sua apresentação na Lagoa Armênia.

A programação completa do 24º Natal Açoriano você confere no final da matéria.

Funarte e Ministério da Cultura promovem o 3º Circuito Natal da Comunidade

Além dos espetáculos natalinos tradicionais, neste ano, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura, o município contará com a realização do 3º Circuito Natal da Comunidade. A programação contempla, entre outras atrações, o show nacional com a dupla sertaneja João Neto & Frederico, marcado para o dia 13 de dezembro, um domingo. Antes de os artistas subirem ao palco, a noite principal do 24º Natal Açoriano em Terra Gaúcha ainda terá, a partir das 21h, a encenação do presépio vivo e da chegada do povo açoriano a Taquari, e também o show pirotécnico.

O 3º Circuito Natal da Comunidade, que começa no dia 13 de dezembro e se estende até o dia 27, também promoverá em Taquari, na Lagoa Armênia, a partir das 21h, os shows de Elton Saldanha no dia 15, do cantor gospel Estevão Rui no dia 17, de Tonho Crocco e Banda no dia 18, e do Grupo Zueira no dia 22. A Funarte e o Ministério da Cultura, através do Governo Federal, ainda trarão o espetáculo de comédia infantil e adulta “La Combita” no dia 19, às 19h. Além disso, será realizada uma oficina de música de canto coral no Ginásio de Esportes José Fritz Machado, entre os dias 14 e 27 de dezembro. Inscrições podem ser feitas no saguão do Centro Administrativo, das 7h às 13h.

Espaço para bandas locais

Atenção, você que é músico e deseja mostrar seu talento! A organização dará espaço às bandas de garagem durante o Natal Açoriano. Mais informações sobre as apresentações e a programação serão divulgadas posteriormente na internet, na página oficial do evento no Facebook, www.facebook.com/NatalAcoriano.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Shows - 3º Circuito Natal da Comunidade

13/12/2015, domingo | João Neto & Frederico e Banda | Local: Lagoa Armênia

15/12/2015, terça-feira, às 21h | Elton Saldanha | Local: Lagoa Armênia