Com o objetivo de ampliar a transparência da administração municipal e facilitar o acesso aos serviços oferecidos, a Prefeitura de Taquari reformulou seu atendimento via internet com o lançamento de um site totalmente novo. No ar desde a semana passada, o portal, que pode ser acessado pelo endereço www.taquari.rs.gov.br, é uma ferramenta produzida pela empresa de Lajeado, Visãoi, que também foi responsável pelo site da Prefeitura de Canoas, considerado referência pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Para apresentar o novo site e explicar suas funcionalidades, a administração municipal organizou um evento na Câmara de Vereadores na última segunda-feira, dia 23 de novembro. Na ocasião, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, apresentou as principais reformulações do site. “Nossa ideia é sermos cada vez mais transparentes e atendermos às exigências do Tribunal de Contas. Por isso, no topo do site já estão disponíveis os links para o ‘Portal da Transparência’, ‘Serviços Ao Cidadão’, ‘Acesso à Informação’ e ‘Ouvidoria’, que são serviços exclusivamente de prestação de contas e informação, o que mostra a nossa preocupação em disponibilizar um acesso fácil à população”, afirma.

A adaptação do conteúdo e a alimentação do site, realizados pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura, incluem o abastecimento de todas as leis e todos os decretos do município de Taquari. Através do portal é possível consultar a primeira lei do município, datada de 1947. Também são disponibilizadas informações turísticas e de projetos da Prefeitura. Com um clique é possível participar de enquetes, acessar vídeos, dados e consultar a história do município, bem como fazer o download em alta resolução dos símbolos de Taquari como a bandeira e o brasão oficiais.

O site também é adaptado com um espaço de Acessibilidade, para pessoas que tenham dificuldades no uso do mouse, ou necessitem ajustar contrate e tamanho da fonte do site para melhor visualização. “Incluímos informações detalhadas das secretarias e departamentos da Prefeitura, com telefones de contato, e-mails e endereços. É possível, em poucos cliques, consultar salários de servidores, nos mandar um e-mail e acessar publicações oficiais, licitações e informações de concursos e do pagamento do IPTU”, explicou o prefeito.

Segundo Maneco, tudo isso foi trabalhado para que a população tenha transparência total no que se refere ao andamento dos editais, da contratação de serviços e até mesmo dos salários dos servidores públicos. “As informações da Prefeitura nunca estiveram tão acessíveis para os taquarienses como agora. Com acesso à internet todos podem pesquisar no que estamos investindo o dinheiro do município. Com o espaço de Acessibilidade o site facilita a consulta de todos, mesmo quem possui algum tipo de necessidade especial”, ressaltou.

Data de publicação: 26/11/2015

Créditos: Aline Ben