Oportunidade de apreciar o Rio por outro ângulo foi atrativo para diversas pessoas

Depois de 34 anos de sua última passagem pelo Vale, o barco Cisne Branco retornou na última semana para uma série de passeios turísticos. O primeiro ponto de parada foi em Taquari, na Escadaria do Bairro Praia, na última sexta-feira (dia 11/11).

Em Taquari, cerca de 140 pessoas subiram na embarcação rumo à Lajeado. Antes da viagem, os turistas foram recepcionados com Feira de Artesanato, integrantes do Roteiro Freguesia das Figueiras e música.

Entre os dias 12, 13, 14 e 15 de novembro, o barco realizou passeios em Lajeado, dentro da programação da Expovale +Costrumóbil. Já nesta quarta-feira, dia 16, a embarcação retorna até Taquari, atracando novamente no Porto, e seguindo para Porto Alegre.

Para a agente de turismo de Taquari, Margareth Alvim, a importância do passeio do Cisne Branco em Taquari é na geração de renda e fomento o turismo. Margareth atua há oito anos na área, com organização de excursões e pacotes para diversos destinos dentro e fora do Brasil.

O Porto de Taquari

No início do século XX, mais de 20 empresas de navegação fluvial atravessavam os rios do estado com vapores. A principal delas era a Arnt, que passava pelo Taquari. A partir de 1941, quando a primeira linha rodoviária foi instalada, as estradas passaram a ser mais frequentadas do que o rio. Antes disso, uma pequena escadaria de alvenaria foi construída às margens do Taquari.

Para receber o Cisne Branco, a “Escadaria do Porto”, localizada no bairro Praia, foi pintada e recebeu um corrimão para garantir a segurança dos turistas. Também foram instaladas mesas, bancos, lixeiras e iluminação no local. O serviço foi realizado por equipes da Prefeitura de Taquari.

Data de publicação: 16/11/2022

Créditos das Fotos: André Liziardi