Em 2021 já foram realizados 519 procedimentos pela Saúde do município

No mês em que se comemora o Outubro Rosa, a Prefeitura de Taquari, através da Secretaria de Saúde, divulgou que no ano de 2021 não há lista de espera na realização de mamografias no município.  Durante o ano já foram realizados 519 procedimentos. As solicitações são realizadas através da atenção primária de Saúde.

A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama, e deve ser realizado anualmente por mulheres a partir dos 40 anos de idade. “Sabemos que diante da pandemia, a maioria dos recursos estavam focados e destinados ao combate e tratamento do vírus, mas não podemos esquecer que outras doenças continuam existindo em paralelo. Por esse motivo, seguimos investindo na nossa atenção básica e na realização de exames. Exemplo disto é que hoje não temos fila de espera por mamografias”, declarou o prefeito André Brito.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. No mundo, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. Em 2018, ocorreram 2,1 milhões de casos novos, o equivalente a 11,6% de todos os cânceres estimados. Esse valor corresponde a um risco estimado de 55,2/100 mil.

O câncer de mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras. Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.

O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada. Siga as seguintes instruções para o autoexame:

Em frente ao espelho:

Posicione-se em frente ao espelho;

Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;

Coloque as mãos na cintura fazendo força;

Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho)

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;

Sinta a mama;

Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

Repita os movimentos na outra mama.

Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;

Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;

Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);

Depois apalpe as axilas;

Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure atendimento profissional para a realização do exame clínico de mama e também para o encaminhamento para o exame de mamografia.

Data de publicação: 08/10/2021

Créditos das Fotos: Divulgação