Etapa é necessária para regularização fundiária do local

A Administração municipal, através das Secretarias de Habitação e  Assistência Social, Planejamento e Saúde, após realizar o levantamento socioeconômico no bairro Caieira, foi iniciado nesta terça-feira, dia 20, o georreferenciamento da área para regularização fundiária.

Além do levantamento com moradores de áreas não regularizadas na Caieira (Rua Cecília Dória Labres e vielas 416, 417 e 418), haverá uma etapa na próxima semana na Vila São Francisco, com levantamento dos dados de moradores para regularização dos terrenos, através da coleta as informações. A regularização irá tratar de dar a matrícula das áreas ocupadas para os seus devidos moradores.

Conforme o prefeito André Brito, esse processo é importante para garantir a dignidade a esses moradores. “Nesta quarta-feira pela manhã, nos reunimos com todos os servidores envolvidos neste processo para agilizarmos a regularização o mais rápido possível. É um benefício para os moradores, pois terão seus terrenos em dia”, disse.

Através da regularização fundiária, os moradores garantem a segurança jurídica do imóvel, além da possibilidade de buscarem financiamentos para melhorias e permite o acesso aos serviços públicos de forma mais efetiva. A administração municipal estipulou um prazo de 45 dias para realização deste processo. Após essa primeira etapa, outras áreas de Taquari serão regularizadas.

De acordo com a moradora do Caieira, Analise Marzullo, a regularização fundiária representa uma esperança de melhorar as condições de vida, com valorização e possibilidade adquirir buscar financiamento para reforma da casa. “Para mim foi a melhor notícia possível, porque eu tenho vontade de reformar a minha casa, mas com o salário meu e do meu marido não conseguimos fazer por conta própria, teria que partir para um financiamento. E os bancos exigem a documentação certinha. Vai ser muito bom para valorizar mais o bairro e a cidade crescer”, disse.

Parceria

O georreferenciamento do Bairro Caieira está sendo feito pelo arquiteto Maurício dos Reis, o profissional atua na área em Taquari e se dispôs a fornecer o serviço de forma gratuita para Prefeitura. “É uma forma de ajudar o nosso município, acho que todos os profissionais deveriam fazer algo em prol de Taquari”, disse.

Data de publicação: 20/04/2021

Créditos das Fotos: André Liziardi