Novas medidas passam a valer em todo o Vale do Taquari e demais regiões com bandeira vermelha a partir desta quarta-feira, dia 5.

Após reunião na última terça-feira, dia 4, entre o prefeito de Taquari e presidente da Famurs, Maneco Hassen, e o governador do Estado, Eduardo Leite, ficou decidida a mudança dos protocolos do plano de distanciamento controlado, atendendo a pedido da federação. Com a alteração, fica permitido o funcionamento do comércio varejista não essencial mesmo sob bandeira vermelha. O novo decreto também vai autorizar o atendimento de restaurantes de segunda a sexta-feira, apenas em horário de almoço.

Para Maneco, o anúncio do governador é uma importante vitória para a Famurs e as associações regionais. “Fizemos o pedido para o Governo do Estado e ficamos satisfeitos com o anúncio. Isso mostra que estamos aprimorando o diálogo e buscando as melhores soluções neste momento de crise”, destacou.

Como vai funcionar com o novo decreto

Comércio varejista não essencial:

• Permite 25% trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores);
  • Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento);
  • Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Restaurantes:

• Atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios;
  • Aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h;
  • As modalidades de tele-entrega, drive-thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.

Data de publicação: 05/08/2020

Créditos das Fotos: Divulgação