Destinada a acolher pacientes que necessitem de acompanhamento para casos graves de coronavírus, ala foi entregue na tarde de quinta-feira, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Na tarde desta quinta-feira, dia 15, foram entregues 10 leitos de isolamento e tratamento intensivo ao Hospital São José. Em razão da pandemia do coronavírus, o ato acabou sendo realizado formalmente através de transmissão nas redes sociais, com a presença de representantes da administração municipal e da Associação Taquariense de Saúde (ATS).

Os leitos de isolamento e tratamento intensivo foram construídos em cerca de 40 dias - obra iniciada em abril e que custou cerca de R$ 4 milhões - sendo de recursos próprios da Prefeitura e, quase R$ 1 milhão, oriundos de doações feitas pela comunidade. O espaço conta com respiradores, bombas de infusão, monitores cardíacos e demais equipamentos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Também foi adquirido um tomógrafo para atender casos que necessitem durante a pandemia. Os profissionais que trabalharão no setor receberam treinamentos e orientações específicas.

Durante o ato, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) pediu tranquilidade para a comunidade e informou que a estrutura seguirá à disposição da casa de saúde. "Se é que isso é possível neste momento que estamos vivendo, sintam-se tranquilos, pois temos um espaço com ótimas condições de colaborar efetivamente com o combate ao coronavírus. Esses leitos poderão ser ocupados, também, para outras enfermidades. Inclusive, já solicitamos a habilitação deles junto ao Governo do Estado para que possam servir de UTI, como leitos de retaguarda, diante dessa crise toda que estamos enfrentando", destacou.

Data de publicação: 15/05/2020

Créditos das Fotos: André Liziardi e Fernando Carvalho