Mesmo sem casos suspeitos, município capacitou profissionais da área da saúde.

De acordo com balanço elaborado pelo Ministério da Saúde, divulgado na última segunda-feira, dia 2, o Brasil contabiliza 433 casos suspeitos de coronavírus. Além desses, há dois confirmados, ambos em São Paulo.

Mesmo sem casos suspeitos em Taquari, a administração municipal, através da Secretaria da Saúde, elaborou o plano de contingência do município. Por meio desse trabalho, a Vigilância Epidemiológica realizou treinamento com enfermeiros e agentes de saúde, já o pessoal contínuo dos postos (técnicos, serventes e médicos) receberão capacitação nos próximos dias.

A partir da próxima semana, será feito um trabalho de orientação em todas as escolas de Taquari. O plano de contingência foi elaborado por profissionais da pasta municipal de Saúde e do Hospital São José, e será enviado à 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS).

No plano, constam dados da doença, precauções e como prosseguir em casos confirmados de coronavírus. O atendimento será realizado em postos de saúde e no Hospital de São José. Qualquer caso suspeito será notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica do Município.

Se confirmada a suspeita, o paciente será encaminhado ao isolamento domiciliar pelo prazo de até 16 dias. Ou, caso haja sinais de gravidade, o isolamento será no Hospital São José, podendo ser transferido conforme a Central de Regulamentação Hospitalar. Em ambas as situações, será coletado material para análise e monitoramento da Vigilância Epidemiológica do Município.

O Governo do Estado definiu dois grandes hospitais para tratar casos graves de coronavírus no Rio Grande do Sul: o Hospital Conceição (GHC), na zona norte de Porto Alegre, e o Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, Andréia Oliveira, não há motivos para alarme da população. “Estamos tomando todas as medidas, seguindo a orientação da Coordenadoria Regional de Saúde. A melhor prevenção sempre é a informação, e toda a equipe da Secretaria de Saúde está à disposição da população”, destacou.

Vacinação antecipada

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começaria em abril. Agora, ela terá início em 23 de março. A dose não protege contra o coronavírus, mas o governo entende que imunizar os brasileiros contra a gripe reduzirá a busca por atendimento médico de pessoas que acreditem ter coronavírus.

O que é o coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Quais são os sintomas

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como se prevenir

1. Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também a parte interna das unhas.
  2. Usar álcool 70ºC para limpar as mãos antes de encostar em áreas como nariz, boca e olhos.
  3. Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo.
  4. Evitar multidões.
  5. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos copos e garrafas.
  6. Se apresentar sintomas, procurar o serviço de saúde mais próximo.

Data de publicação: 03/03/2020

Créditos das Fotos: André Liziardi/Juliano Kern