Mobilização começa nesta segunda-feira, dia 10; público-alvo são crianças e jovens, dos cinco aos 19 anos de idade.

Começa nesta segunda-feira, dia 10, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo referente a 2020. Segundo a Secretaria da Saúde, o público-alvo são crianças a partir dos cinco anos até os jovens de 19. Em Taquari, as doses serão distribuídas no Posto Central e nas unidades dos bairros Praia e Colônia Vinte, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h (no Posto Central, o expediente vai até as 16h). O “Dia D” da mobilização acontece em 15 de fevereiro, nos mesmos locais, porém das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Ainda conforme a pasta, durante o período da campanha, também será atualizada a vacina contra o vírus HPV. Para isso, é necessário levar carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização é voltada às pessoas incluídas na faixa etária prioritária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma, consideradas com esquema incompleto.

De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Por isso, proteger-se da doença evita complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira deve ser feita aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, contra rubéola e caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses, com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 07/02/2020

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Reprodução

Compartilhe!