Quem não respeita a separação adequada dos resíduos está passível de notificação e de penas; Prefeitura conta com o apoio e a fiscalização da comunidade.

Na noite da última terça-feira, dia 28, trabalhadores da Conesul - empresa encarregada pelo serviço de coleta mecanizada no município - tiveram dificuldades para remover os resíduos de um contêiner instalado na Rua Marechal Deodoro, esquina com o Colégio Pastor Dohms. Isso porque, junto aos detritos comuns, havia móveis inteiros e restos de entulhos depositados no interior da lixeira, prejudicando a execução do trabalho dos profissionais.

Descartar materiais de forma incorreta gera malefícios à natureza e pesa nas finanças públicas. Quem não respeita a separação adequada do lixo está passível de notificação e de penas, estipuladas pelo Código Municipal de Meio Ambiente e pelo Código de Posturas Municipal de Limpeza Urbana. Por essa razão, e com o objetivo de evitar que casos semelhantes voltem a ser registrados em Taquari, contamos com o apoio e a fiscalização da comunidade.

O cidadão que flagrar qualquer anormalidade tem a opção de contatar a Prefeitura presencialmente ou por meio de nossos canais de comunicação, que estão à disposição para receber denúncias 24 horas por dia. Através da Ouvidoria, em www.taquari.rs.gov.br, é possível inclusive acionar a administração anonimamente. Além do site e desta página no Facebook, o Poder Público possui contas no Instagram (@PrefeituraTaquari), no Twitter (@PrefaTaquari) e no WhatsApp, pelo número (51) 99661-9136.

O que descartar

- Os contêineres são de uso exclusivo para lixo doméstico. Neles, a população pode depositar restos de alimentos, plásticos, papéis, garrafas (vidro e metal) e demais resíduos de origem domiciliar.

O que não descartar

- Os detritos especiais não coletados pela Prefeitura são, por exemplo, podas de árvores, caliça (resto de construção), entulhos (resto de móveis) e pneus velhos. Para esse tipo de descarte, há empresas licenciadas no município que realizam o serviço.

- Resíduos perigosos (por lei, de responsabilidade da indústria geradora): lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, remédios vencidos, cartuchos e toners.

Saiba mais

Frequentemente, o contêiner é levado por outro caminhão que se encarrega de realizar sua higienização completa, eliminando assim a sujeira, os germes e os resíduos. Essa limpeza é feita com água e com pulverização de enzimas vivas, um produto natural e biodegradável que desmancha gorduras, glicoses e carboidratos. Dessa maneira, não há mau cheiro. A água utilizada é filtrada e reaproveitada para novo uso, sem qualquer desperdício.

Data de publicação: 29/01/2020

Créditos: Juliano Kern