Patrocinada pela empresa Duratex, iniciativa busca explorar conceitos de território e identidade, destacando atividades realizadas durante o ano no programa "Heróis em Ação".

Entre os dias 3 e 8 deste mês, às margens da Lagoa Armênia, no Parque Zeferino Brasil, acontece a exposição “Lá Onde Eu Moro”, de segunda a sexta das 9h às 17h, e no final de semana das 13h às 19h. Patrocinada pela empresa Duratex, a iniciativa busca explorar conceitos de território, cultura e identidade em idade cenográfica interativa, que também destaca atividades socioculturais realizadas por grupos de alunos de cinco escolas da rede municipal no decorrer de 2019, por meio do programa “Heróis em Ação”.

Realizada pela empresa Evoluir, pelo Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial da Cultura e com apoio da Prefeitura de Taquari, a mostra também é ligada à programação do 28º Natal Açoriano em Terra Gaúcha e tem a proposta de, por meio de suas estruturas e materiais, remontar uma cidade cenográfica e provocar o público a interagir, abordando de forma divertida conceitos de cultura, identidade e território.

“Lá Onde Eu Moro” é composta de cinco núcleos de painéis e uma série de aparatos interativos feitos a partir de diferentes técnicas artísticas. A ilustração contida nessas estruturas é inspirada no livro homônimo, que conta a aventura da menina Babi, que viajou em seu território por meio do trem do tempo e descobriu histórias incríveis do bairro onde viveu. A obra foi trabalhada com todos os grupos do “Heróis em Ação” e, durante o evento, será distribuída de forma gratuita aos visitantes.

Além de Taquari, o programa que dá origem à exposição está sendo realizado em mais dois municípios (Uberaba/MG e Jacareí/SP) e foi o berço de projetos socioculturais com diferentes abordagens e objetivos. Os pontos em comum entre todos é o envolvimento das comunidades escolares em ações, objetivando o incentivo à valorização, à difusão e à preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade.

Data de publicação: 03/12/2019

Créditos: Juliano Kern