Ao longo de todo o último mês, Poder Público promoveu palestras, conversas, eventos, orientações e diversos projetos educativos inclusive nas escolas, com o objetivo de alertar a comunidade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Um grande público em Taquari se concentrou na Rua Osvaldo Aranha na tarde do último sábado, dia 26, para participar de mais uma Caminhada das Vitoriosas, ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde durante a campanha Outubro Rosa. Neste ano, o evento contou com um diferencial durante o percurso: a animação da bateria-show do Grupo do Adélio.

Os músicos acompanharam o grupo da frente do Centro Administrativo da Prefeitura até a quadra coberta da Praça da Bandeira, onde ocorria a quarta edição da Feira do Livro do município. “Foi um evento lindo, que reflete o trabalho e o cuidado da administração em relação à prevenção. Com dedicação e investimento, Taquari é um dos poucos municípios do Vale que não possui demanda reprimida em mamografia”, destacou a secretária de Saúde, Etiene Marques.

De acordo com a representante da pasta, o exame é oferecido sem fila de espera aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que culmina no controle e na avaliação prévia de todo e qualquer sintoma, resultando no êxito de eventual tratamento. No mesmo dia da Caminhada das Vitoriosas, porém no período da manhã, profissionais de saúde de Taquari trabalharam no Posto Central, realizando exames citopatológicos (pré-câncer) e encaminhamento para mamografia com livre demanda.

Conforme a enfermeira Andréia Oliveira, foram feitas 15 mamografias e 16 exames citopatológicos. Além disso, ao longo de todo o mês de outubro, o Poder Público promoveu palestras, conversas, eventos, orientações e diversos projetos educativos inclusive nas escolas, sempre com o objetivo de alertar a comunidade taquariense a respeito da importância da prevenção ao câncer de mama.

Data de publicação: 01/11/2019

Créditos: Juliano Kern