Ocorrida na noite de ontem, cerimônia foi marcada pela emoção

A nova sede da Biblioteca Municipal foi inaugurada na noite da última segunda-feira, 27 de maio. O espaço, localizado na Rua Sete de Setembro, 1759, foi batizado de Maria Consuelo Saraiva Dias (Teteia), educadora falecida em novembro de 2018.

Iniciada às 20h, com apresentações de escolas locais, a solenidade foi marcada pela emoção de familiares e amigos de Teteia, que lotaram as dependências da biblioteca na noite especial.

O vereador José Harry Saraiva Dias, irmão da educadora, falou em nome da família, agradecendo à administração pela homenagem prestada. "A nossa amada Teteia nasceu para educar. Dedicou-se, durante toda a sua vida, a essa nobre missão, deixando um grande exemplo de amor e doação à arte de ensinar. O nosso muito obrigado ao Maneco e ao André por esta bela homenagem."

Seguiu-se com a palavra a professora Antônia Rita Hassen Jesus, que ressaltou o legado daquela que foi, mais do que sua colega de profissião, uma grande amiga. Depois, falou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), que realçou a importância da educação "em tempos difíceis como estes, quando justamente a área da educação é desvalorizada com cortes injustificáveis".

O prefeito destacou Teteia como uma referência e um exemplo digno de ser seguido. "Ela defendia ideias, e ideias de um mundo mais justo e igualitário, cuja construção começa necessariamente pela educação. Teteia, em sua atuação como professora, diretora e secretária municipal, sempre buscou isso."

Após receber das mãos de Maneco uma placa em homenagem a Teteia, usou da palavra a mãe da homenageada, Flávia Therezinha Saraiva Dias. Emocionada, ela recordou que já na infância Teteia se revelava predestinada à missão de educar. "Com as tábuas de uma mesa que havia em nossa casa, ela improvisava um quadro negro, pegava sua caixa de giz, trancava os irmãos e alguns primos num quartinho e ali dava suas aulas."

Ao finalizar sua fala, Flávia descerrou a placa com o nome de Maria Consuelo Saraiva Dias juntamente com o filho José Harry, o prefeito Maneco e o vice André Brito, encerrando a cerimônia.

Data de publicação: 28/05/2019

Créditos: Pedro Harry Dias Flores