Anualmente, sairiam R$ 126,5 mil a mais dos cofres públicos, valor que será investido no Hospital São José

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) anunciou nesta quinta-feira, 23 de maio, veto aos projetos de lei que preveem reposição salarial de 4,94% a ele, ao vice-prefeito, aos secretários, aos CCs do Executivo e do Legislativo, aos vereadores e aos servidores da Câmara Municipal.

Com o reajuste, os gastos mensais com salários chegariam a R$ 9.731,46. Dessa forma, incluindo o 13º, sairiam R$ 126.508,98 a mais dos cofres públicos anualmente, caso os projetos de lei encaminhados pelo Legislativo fossem sancionados.

De acordo com Maneco, a reposição salarial não é possível neste momento de crise. "Diante das dificuldades que assolam o país e, sobretudo, o Estado, prejudicando especialmente municípios com orçamentos menores, como o nosso, a concessão do reajuste se torna impraticável", afirma o prefeito.

Ainda segundo ele, apenas os servidores concursados ou equiparados receberão a reposição. Os R$ 126,5 mil anuais que serão economizados a partir do veto terão como destino o Hospital São José. "É sabido que o Governo Estadual nos deve mais de R$ 1 milhão somente para a área da saúde, o que nos obriga a investir ainda mais. E o hospital é uma prioridade para nossa gestão", enfatiza Maneco.

Nesse sentido, o chefe do Executivo taquariense destaca o aumento nos repasses para a casa de saúde, que totalizam anualmente R$ 3,3 milhões. "Além disso, compramos o arco cirúrgico, o raio-X digital, o ultrassom/ecografia, uma UTI móvel e estamos finalizando a obra de ampliação da emergência e pagando em dia os recursos que o Estado não paga", conclui.

Data de publicação: 24/05/2019

Créditos: Pedro Harry Dias Flores