Ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 10, um encontro entre os representantes do Espaço Empreendedor em Taquari, em conjunto com a Câmara de Vereadores e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), para tratar sobre o desenvolvimento de projetos e ações no município. Foram discutidas questões envolvendo o Programa Crescer Taquari, que está e andamento, junto com propostas de atividades para fomentar áreas específicas da economia taquariense.

Com participação do fiscal de tributos Felipe Pereira e o Coordenador de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Mega, foi debatido o andamento do Crescer Taquari, que já está sendo implementado na cidade. Através do programa, estão sendo promovidas diversas qualificações, workshops, indicações de cursos e outras atividades. Além disso, os interessados contam, caso desejem, com um serviço de consultoria, com custos variáveis de acordo com a demanda da empresa.

Uma das áreas econômicas que tem grande importância para várias famílias no município é a agricultura familiar. Seu desenvolvimento foi um dos focos levantados no encontro, que pode se dar através de medidas que incentivem o comércio dos produtos no mercado interno e ainda maneiras de qualificar o trabalho e a produção dos agricultores.

Outra seara que o município tem potencial de desenvolver é a de produção cervejeira artesanal. Atualmente, existem diversos produtores de cerveja, os chamados sommeliers, que fabricam diversos tipos de produtos. Um dos objetivos definidos nesta reunião é o de identificar o foco destes produtores e como eles produzem. Conforme identificado um maior interesse na participação mercadológica, o município e o Sebrae podem auxiliar na implementação de cursos, workshops e medidas de apoio a este nicho.

Através da parceria entre o Sebrae e a Administração Municipal de Taquari além da Sala do Empreendedor, está implantando o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos com os alunos das escolas municipais de 1° a 9°. São cerca de 1.200 estudantes recebendo noções de empreendedorismo, para não apenas ter uma educação financeira proveitosa na vida pessoal, mas também na profissional.

Saiba mais

De acordo com dados do Sebrae, a participação dos pequenos negócios é fundamental para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), seja ele nacional, regional ou municipal. As pequenas empresas representam 27% do PIB, 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos no país (IBGE, 2014). Em Taquari, sua importância é ainda maior, tendo em vista que os serviços, categoria na qual se enquadram muitas das pequenas empresas e comércio do município, representam mais de 30% do PIB, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015). O que reforça o papel e potencial destes empreendimentos na economia taquariense.

Programação do Crescer Taquari

16 de agosto: Palestra Identidade Empreendedora;

20 a 21 de agosto: Workshop Controles Financeiros;

27 de agosto: Oficinas de Custo para Produzir no Campo;

10 a 11 de setembro: Workshop Gestão de Equipes;

24 a 27 de setembro: Curso Boas Práticas – Setor Mesa Distribuição;

1° de outubro: Oficina como controlar o Dinheiro no Campo;

22 a 25 de outubro: Gestão Visual de Lojas – Aumentando as Suas Vendas;

5, 12, 19 e 26 de novembro: Curso D’OLHO na qualidade - 5S.

Maiores informações e inscrições podem ser realizadas no CDL de Taquari, telefone 3653-1455.

Data de publicação: 13/08/2018

Créditos: Murilo Dannenberg