Para garantir o transporte, a Prefeitura investe cerca R$ 18 mil reais por mês com combustíveis com os veículos da Educação. O serviço se estende todos os alunos matriculados que residem a partir de 2 (dois) quilômetros da sua unidade educacional.

Um dos focos de trabalho da Administração em Taquari é a educação. São projetos e iniciativas voltadas para a qualificação do ensino, além da busca por inclusão e a igualdade com a distribuição de materiais e uniformes escolares para todos os alunos. Mais do que isso, a Prefeitura busca garantir a todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em estudar, a oportunidade de chegar até a escola. Por isto, milhares de alunos são transportados diariamente até os educandários, seja da rede municipal ou da rede estadual.

Para garantir o transporte, a Prefeitura investe cerca R$ 18 mil reais por mês com combustíveis com os veículos da Educação. O serviço se estende todos os alunos matriculados que residem a partir de 2 (dois) quilômetros da unidade educacional na qual estiverem estudando. Para participar do serviço, basta que os responsáveis pelo aluno compareçam até à Secretaria de Educação, no Centro Administrativo, portando documentos de identificação, e façam a inscrição do estudante.

Taquari é o único município que garante o atendimento a todos os alunos que buscam o serviço. Além disso, possui frota adaptada à pessoas com deficiência, além de disponibilizar monitor dentro dos veículos para supervisionar a situação dos alunos. Ao contrário de outros municípios do Vale, cujo transporte escolar não alcança toda a demanda educacional ou não garantem oferecem monitor responsável dentro dos veículos.

Conforme o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, ter acesso à escola é tão importante para uma boa educação quanto que apenas o local onde a criança estuda. “Junto com as condições de estrutura, bons professores e material didático de qualidade, o transporte escolar aparece como um dos itens que são determinantes para que o processo educacional aconteça de forma satisfatória”, salientou.

Além disso, a Prefeitura recentemente adquiriu um micro-ônibus com 29 lugares para servir no transporte escolar do município. O veículo foi adquirido com recursos próprios, no valor de R$ 275.500,00. A garantia do transporte aos alunos, assim como a compra de veículos como este só é possível com a realização planejada das despesas realizadas pelo Governo Municipal. No decorrer de 2017, foram cortados Cargos de Confiança, diminuindo o número de secretários e horas-extras para possibilitar investimentos em áreas essenciais.

Data de publicação: 31/07/2018

Créditos: Murilo Dannenberg