Município compra cerca de R$ 17 mil por mês para investir na agricultura familiar

A agricultura familiar é um dos grandes propulsores da vida no campo. Através de pequenas propriedades e com produção diversificada, muitos agricultores se matem na produção rural com safras produzidas e colhidas em ambiente familiar. Um desses exemplos é o casal Alex Faleiro e Josiane Muller, da localidade de Fazenda Pereira, em Taquari.

O casal mantém uma pequena propriedade, na qual produzem fumo, milho, aipim e diversas hortaliças. E com a adesão na comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar na Merenda Escolar, Alex e Josiane entregam sua produção para todas as escolas municipais e mais duas escolas estaduais.

Através do sucesso da parceria com a venda de hortaliças para garantir merenda saudável aos estudantes, o casal tem diminuído a produção de fumo na propriedade. No início eram 50 mil pés de fumo, hoje são apenas 20 mil. O objetivo deles é encerrar com a produção de tabaco e se dedicar apenas ao cultivo de hortaliças.

A produção de hortaliças não tem o uso de agrotóxicos. “A gente tem se adaptado para produzir sem nem um tipo de agrotóxico, para oferecer algo saudável e fresquinho para comunidade”, afirmou. A entrega dos alimentos nas escolas acontece todas as segundas-feiras pela manhã. São couve-flores, beterrabas, brócolos, cenouras, morangas, batatas doces, repolhos e alfaces entregues e utilizadas na alimentação escolar.

Para melhorar o cultivo durante o verão, os agricultores implantaram um sistema de irrigação, através de um projeto no Proagro e orientação do escritório da Emater de Taquari. Com esse sistema, a produção de hortaliças fica garantida durante o período dos meses mais quente.

Alex e Josiane projetam novos investimentos para os próximos anos, a propriedade já tem dois açudes para criação de peixes. “Hoje Taquari não tem venda viva de peixes, mas eu espero que daqui uns anos a gente consiga realizar esse projetos, e vender peixe vivo durante determinadas datas, como na Semana Santa”, disse Alex. Outro projeto do casal é a certificação orgânica da propriedade, que demandará mais alguns anos, mas que eles já estão trabalhando para conseguir.

As hortaliças produzidas pelo casal podem ser encontradas todos os sábados, na Feira do Agricultor, na Rua Vereador Praia, ao lado da Lojas Lebes. A Feira funciona das 8h às 12h.

Merenda Escolar

De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Vanderleia Machado, hoje o município investe em média R$ 17 mil reais por mês aquisição de insumos para merenda escolar provenientes da agricultura familiar. Esses produtos são entregues nas escolas e são preparados através de cardápios balançados, com refeições saudáveis e preparados para suprir as necessidades dos alunos.

Data de publicação: 27/07/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi