Ao todo, termos representam mais de R$ 100 mil em repasses para a Apae, em contrapartida a serviços, projetos e atendimentos realizados pela entidade.

A Administração Municipal e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) reuniram-se na última semana para formalizar a assinatura de dois Termos de Fomento entre a Prefeitura e a entidade. Os termos de fomento 011/2018 e 012/2018, visam garantir recursos à Apae em contrapartida aos serviços prestados.Os documentos já estão em validade desde o dia 29 de junho. Para acertar os últimos detalhes e formalizar a parceria, reuniram-se o vice-prefeito, André Brito, o Secretário da Fazenda, Adair Souza, a responsável legal da entidade, Tânia Lautert e a diretora da Apae, Nilvana Machado.

De acordo com o vice-prefeito, André Brito, a manutenção e o desenvolvimento de parcerias como a com a Apae é um dos focos da Administração. “Trabalhamos sempre para garantir inclusão e oportunidade para todos. A Apae é uma das entidades que realiza um trabalho muito significativo neste quesito aqui no município. Também buscamos promover o mesmo nas nossas escolas, com uma educação inclusiva, com diversos professores especializados e com oportunidade para todos”, frisou André.

O Termo de Fomento 011/2018 tem por objeto a formalização de parceria, através de regime de mútua cooperação da Administração Pública com a Apae, para execução de atividades assistenciais, por meio de repasse financeiro no valor de R$ 80.000,00. A parceria tem por finalidade estabelecer as condições para a execução do projeto e a realização de ação conjunta, junto às Pessoas com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e TGD – Transtorno Global do Desenvolvimento, através da escolarização Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos– EJA e oficina de trabalho; bem como a realização de ações de proteção social básica e especial a Pessoas com Deficiência e suas famílias, que estejam em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover o desenvolvimento em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos. O valor será repassado em sete vezes.

Já o Termo 012/2018 também formaliza a parceria entre a entidade e a Prefeitura, prevê execução de atividades assistenciais, por meio de repasse financeiro no valor de R$ 24.520,32, proveniente do Fundo Nacional de Assistência Social. A finalidade é estabelecer as condições para a execução do projeto e a realização de ação conjunta, junto às Pessoas com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e TGD – Transtorno Global do Desenvolvimento, através da escolarização Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos– EJA e oficina de trabalho; bem como a realização de ações de proteção social básica e especial a Pessoas com Deficiência e suas famílias, que estejam em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover o desenvolvimento em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos.

Através desta parceria, o município garante a continuidade dos serviços prestados pela Apae, além desenvolver novas áreas de atendimento que são considerados essenciais para garantir a inclusão social.

Data de publicação: 02/07/2018

Créditos: Murilo Dannenberg