Mais de 800 locais foram visitados para investigar a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti, espécie transmissora de vírus como o da dengue, zika, e chikungunya.

O Departamento de Meio Ambiente recebeu os resultados das amostras recolhidas no último Levantamento de Índices Rápido (Lira), realizado no final do mês de março pela equipe da pasta. Mais de 800 locais foram visitados para investigar a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti, espécie transmissora de vírus como o da dengue, zika, e chikungunya. A ação mobilizou 23 servidores, entre agentes de combate à endemias agentes comunitários de saúde, que atuaram no recolhimento durante 5 dias.


As amostras recolhidas foram enviadas para a 16ª Coordenadora Regional de Saúde, em Lajeado, para análise. Foi constatada a presença de larvas do mosquito em quatro pontos de foco, todos no Bairro Prado. De acordo os critérios de avaliação adotados pela 16ª, o mesmo com o baixo número, a disposição e a localização de focos no município ainda lhe atribui a classificação de “infestado”, o que reforça a necessidade de colaboração dos moradores.


De acordo com a agente de campo e responsável pelo levantamento, Cláudia Helena da Silva, a equipe já atuou no reforço do alerta aos moradores. “Ao recolhermos as amostras já solicitamos às pessoas que façam a limpeza dos seus terrenos e que evitem o desenvolvimento de focos”, salientou. Ela ainda destacou que medidas simples como colocar areia nos vasos de flores, atentar para a situação da água de piscinas e evitar que o acúmulo de água parada em objetos externos são ações fundamentais nesse combate, em especial no inverno.


Em agosto deste ano será realizado um novo Lira, para avaliar o progresso do município no combate ao Aedes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 08/06/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!