Relatório foi apresentado na sexta-feira, dia 18.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou na última sexta-feira, dia 18, o levantamento do nível de transparência dos municípios, tendo com base os dados de 2017. De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI) é dever do município garantir o acesso à informação, de forma objetivo, ágil e transparente, além de manter sites atualizados, detalhados e de fácil acesso. Taquari se enquadra na pesquisa de municípios com mais de 10 mil habitantes, que teve o total de 168 cidades avaliadas neste levantamento.  Foram examinados 24 critérios, divididas em 79 questões, das quais Taquari atendeu 68 itens.

É o melhor resultado do município da série história de relatórios apresentados pelo órgão de fiscalização, desde 2012. Entre os pontos em avaliação estiveram a publicação de salários, editais, licitações, orçamentos e lista de patrimônio público. O estudo também verificou o aumento das informações sobre salários, servidores e diárias.

Taquari ficou entre as 59% das cidades gaúchas que atenderam mais de 85% dos itens examinados, ficando com uma média de 86,4% tópicos contemplados. De acordo com o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a gestão municipal busca avançar, cada vez mais, no compromisso com a informação e transparência. “Temos avançado para termos cada vez mais uma gestão transparente, e seguiremos com o compromisso de garantir o acesso à informação sobre o andamento da Administração Pública. Seguiremos trabalhando para termos clareza no trabalho da Prefeitura”, afirmou.  Neste o ano, o TCE optou por não elaborar rankings, mas o desempenho de todos os municípios pode ser consultado no link: https://tinyurl.com/q6dz4kz.

Data de publicação: 22/05/2018

Créditos das Fotos: Divulgação