Colégio participa da V Conferência Nacional InfantoJuvenil do Meio Ambiente

A Escola Estadual Julio de Castilhos, da Comunidade de Júlio de Castilhos, de Taquari,  vai representar, junto com outras instituições de ensino, o Rio Grande do Sul na V Conferência Nacional InfantoJuvenil do Meio Ambiente (CNIJMA), em Brasília. O projeto "Reaproveitando a Água" foi classificado na manhã de quarta-feira, dia 9, na etapa estadual, em Porto Alegre.

Ao todo, 400 projetos foram inscritos no Estado, destes 19 irão para etapa final do concurso. Na área de abrangência da 3° CRE foram selecionados quatro projetos: Escola Estadual Julio de Castilhos (Taquari); Escola de Ensino Médio Paverama (Paverama);Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Manoel Soares (Estrela); e Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel (Estrela).

A CNIJMA é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

Para a diretora da escola Julio de Castilhos, Sirlei Marques, a conquista desta etapa do CNIJMA é o resultado de um trabalho em equipe, comprometido com a preparação do aluno em cidadão conscientes e transformadores. “Todos que aqui trabalham ou já trabalharam são responsáveis por hoje a nossa escola ter esse reconhecimento. É a escola do campo mostrando que tem voz e qualidade. Quero parabenizar toda a comunidade escolar, que juntos mostram a força e união da nossa escola e localidade Júlio de Castilhos. Agradecer, também, a aluna Isadora Cabral Rosa que nos representou muito bem e a Prefeitura De Taquari, que nos apóia sempre que precisamos”, afirmou a diretora.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a vitória deste projeto é o resultado do excelente trabalho que a escola realiza com os alunos. “Parabéns a toda comunidade escolar de Júlio de Castilhos. Parabéns a aluna Isadora Cabral Rosa, que representou a escola. E parabéns as professoras e a direção da escola. Vocês são um orgulho para nossa cidade”, disse o prefeito.

A etapa final do CNIJMA será de 15 a 19 de junho, em Brasília.

Data de publicação: 09/05/2018

Créditos das Fotos: Divulgação