A Secretaria de Educação reservou as datas desta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, respectivamente, para a realização de uma preparação dos professores da rede municipal. O objetivo é debater as principais questões e futuras mudanças no sistema de ensino em consequência da divulgação da Nova Base Nacional Comum Curricular. O documento, que possui caráter normativo, baseia-se em mecanismos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). A partir dele, espera-se uma unificação da educação das escolas em território nacional, sob os mesmos objetivos.

Os educandários deram folga aos alunos e reuniram professores e corpo diretivo para esmiuçar as alterações que a Nova Base propõe. Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), como Emílio Schenk, La Salle e Osvaldo Ferreira Brandão estão abordando, nesta quinta-feira, os aspectos que influenciam diretamente a educação das turmas cujas faixas-etárias atendem, isto é, as mudanças que devem ocorrer na educação fundamental. Amanhã será a vez das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) reunirem-se para debater quais são as orientações e objetivos para a educação infantil.

Para facilitar a adaptação da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação uniu-se com as escolas para esclarecer as dúvidas sobre os principais pontos do documento e para traçar as diretrizes que servirão de base às ações nas Emeis e Emefs. A coordenadora pedagógica, Lisiane Lopes Altmann, que está atuando neste processo, ressaltou aos corpos docentes a disponibilidade da pasta para participar na adaptação dos professores. “Sabemos que são muitas páginas e que parecem muitas mudanças para pormos em prática, mas estamos trabalhando para facilitar as adequações”, finaliza.

Data de publicação: 26/04/2018

Créditos: Murilo Dannenberg