A Secretaria da Saúde, mantém, através do Posto Central, um grupo de acompanhamento às gestantes, que oferece diversos atendimentos e encaminhamentos para as grávidas.

A gestação é um dos períodos mais desafiadores enfrentados pelas mulheres que optam por ter filhos, e a grande maioria delas tem inúmeras dúvidas sobre ele, seja em questões de saúde própria, do bebê ou até mesmo emocional. Sabendo disto, a Secretaria da Saúde, mantém, através do Posto Central, um grupo de acompanhamento às gestantes, que oferece diversos atendimentos e encaminhamentos para as grávidas. As enfermeiras Ana Lúcia Borges da Costa e Raquel Mayer são responsáveis pela organização do grupo e também trabalham nas atividades com as gestantes.

Atualmente no município, 166 mulheres estão em algum período da gestação, em situações das mais diversas possíveis. Seja a gravidez planejada ou não, de risco ou saudável, e independente da idade da mãe, contar com assistência para tirar dúvidas e receber encaminhamentos caso necessário, pode fazer a diferença na saúde da genitora e do bebê. Os encontros são realizados nas segundas-feiras, no início da tarde, antes das consultas. As enfermeiras acompanham a situação das grávidas e encaminham-nas para diferentes especialidades conforme necessário. A partir daí elas podem ser encaminhadas ao odontologista, nutricionista, pediatra e psicóloga. Estes profissionais também realizam palestras ocasionais nos encontros. Segundo as enfermeiras responsáveis, o atendimento que mais tem feito a diferença nos grupos e tido um retorno positivo com as gestantes é o psicológico. Devido ao crescimento da sensação de insegurança, natural durante a gestação, especialmente devido às mudanças corporais e hormonais do período.

Conforme a gestante Juliane Vilanova, de 22 anos, que já participou de 4 encontros do grupo, o atendimento lhe auxiliou no esclarecimento de muitas dúvidas. “As atividades são muito boas, a gente troca ideias entre as outra grávidas e as profissionais daqui nos auxiliam bastante, principalmente como explicações sobre o parto”, contou Juliane. Já Juliane Vieira, de 29 anos, participou do grupo pela primeira vez nesta segunda-feira, dia 26, falou sobre as impressões que teve da atividade e comparou com o atendimento que teve em sua cidade natal e local onde onde teve sua primeira gestação, Rio de Janeiro. “Eu tive meu primeiro filho lá no Rio de Janeiro e não tinha uma atividade em que a gente podia tirar dúvidas assim. Acho muito bom, nos passa uma segurança”, destacou a carioca, que reside em Taquari há quatro meses.

Além desses serviços, o grupo atua também com os companheiros das mães e pais dos bebês. São realizados, tanto com eles quanto com as gestantes, testes rápidos de algumas DST’s e outras doenças. Também é oferecido acompanhamento psicológico, preparação para receber o bebê e como ser também como auxiliar e estar atento à saúde das mulheres.

Segundo a equipe de enfermagem responsável pelo programa, estão sendo estudadas mudanças no cronograma dos grupos. Até então, as atividades até então realizadas semanalmente, mas a ideia de realizar encontros mensais está sendo analisada, para assim facilitar a organização, participação das gestantes e dos profissionais especializados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 27/03/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!