Atividades são realizadas nas escolas e com produtores rurais

O Serviço de Inspeção Municipal de Taquari (SIM) realiza, periodicamente, palestras  sobre Educação Ambiental e Sanitária, com enfase na prevenção de zoonoses. O trabalho é realizado em escolas e com produtores rurais.

De acordo com a assistente administrativa, Lucia Ilecki, as palestras nas escolas buscam criar hábitos saudáveis nos estudantes. “A gente trabalha com atividades lúdicas, com brincadeiras para construir uma ponte de conhecimento”, disse.

A Educação Sanitária se faz fundamental em um contexto escolar como também em casa, para promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem estar. A própria palavra hábito já traduz o objetivo principal: comportamento que se repete periodicamente.

Já com os produtores rurais, a orientação é sobre o manejo de rebanho e boas práticas na criação. “A orientação é necessária para manutenção da produção e manejo correto do gado de corte”, afirmou a veterinária resposável pela Vigilância Sanitária, Maria Izabel Appel.

O trabalho de prevenção trata, principalmente, de doenças como a teníase e a cisticercose, que são causadas por hábitos inadequados de higiene. Através do diálogo nas escolas e com produtores, o SIM busca promover e qualificar práticas saudáveis que permitam o consumo e o manejo correto dos alimentos.

Além disto, o  escritório do SIM está disponível para maiores esclarecimentos sobre prevenção e boas práticas. Ele fica localizado no prédio do Centro Administrativo, aberto das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

O que é a Teniase e Cisticercose?

São duas doenças distintas com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes, apesar de serem causadas pela mesma espécie de cestódeo (parasita). A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”. Já a cisticercose é uma entidade clínica provocada pela presença de forma larvátaria nos tecidos  suínos, bovinos ou do homem.

Como previnir a teníase e cistercose?

Coma carnes inspecionadas e abatidas em frigoríferos;
Coma vegetais e legumes bem lavados;
Não ingerir carne crua ou mal cozida;
Beber água mineral, filtrada ou fervida;
Lavar as mãos, principalmente após o banheiro e antes das refeições;
Lavar os alimentos com água filtrada;
Destinar as fezes para fossas sépticas;

O que é o SIM?

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, sendo responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal em Taquari.

Data de publicação: 26/02/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi