Programa está implantado desde novembro no município

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) está implantado em Taquari desde o final de novembro, atendendo famílias  com gestantes e crianças de 0 a seis anos, no Bairro Leo Avil Faller e Vila São Francisco. Na tarde de ontem, dia 9, foi realizada a confraternização e lançamento oficial do programa no município.


Atualmente, são realizadas 60 visitas semanais. Os visitantes acompanham as famílias por cerca de 40min, cada uma, e, com atividades lúdicas e levantamento das necessidades, trabalham com resgate e empoderamento social. O programa atende gestantes e crianças de 0 a seis em situal de risco e vulnerabilidade social.

Conforme o prefeito em exercício, André Brito, a proposta é levar o projeto para outros bairros do município. “Queremos para esse 2018 ampliar o programa para mais famílias. E assim, garantir, de fato, a inclusão e o futuro de nossas crianças”, disse.

O projeto é coordenado por Janifer Lang, e contempla as Secretarias da Educação; Saúde e Meio Ambiente; e Habitação e Assistência Social. Através de encontros, os visitadores orientam as famílias sobre programas sociais e encaminham conforme a necessidade de cada um.

Além das visitas, o grupo, realiza um encontro semanal com a coordenadora Janifer para debater estratégias e formas de abordagem. “Esses encontros são importante para nós, pois com eles realizamos diversos apontamentos e troca de experiência entre os visitadores”, dstacou Janifer.

Saiba mais:

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Fundamenta-se teoricamente nos pressupostos de Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicott e Bruner, além dos recentes estudos da Neurociência. Igualmente trabalha com referências multidisciplinares visando o desenvolvimento integral da infância.

Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 10/01/2018

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: André Liziardi

Compartilhe!