O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, junto com o vice-prefeito, André Brito, e com o secretário da Agricultura, Romacir Martins, se reuniu com o titular da Secretaria Estadual de Agricultura, Ernani Polo.

Em viagem a Porto Alegre, no início desta semana, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, junto com o vice-prefeito, André Brito, e com o secretário da Agricultura, Romacir Martins, se reuniu com o titular da Secretaria Estadual de Agricultura, Ernani Polo. No encontro, que também contou com a presença do deputado estadual Adão Villaverde, as autoridades taquarienses pediram agilidade ao processo de adesão do município ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf).

Através desse sistema, as agroindústrias de Taquari serão autorizadas a comercializar seus produtos para todo o Rio Grande do Sul. A Prefeitura já trabalha desde o ano passado para se adequar às normas do Susaf. Profissionais do meio agrícola, inclusive, realizaram visitas com o objetivo de orientar os representantes locais. Atualmente restrita ao território municipal, a possibilidade da venda de mercadorias para o restante do Estado pode fazer com que os estabelecimentos aumentem consideravelmente sua arrecadação.

O que é o Susaf

O Susaf é um sistema que tem como prioridade garantir a integridade e a qualidade dos alimentos por meio de normas técnicas e de instruções em que a avaliação da condição sanitária esteja fundamentada em parâmetros técnicos de boas práticas agroindustriais e alimentares, respeitando as especialidades locais e as diferentes escalas de produção. Uma das vantagens é a oportunidade de agroindústrias cadastradas poderem participar de feiras, vendendo seus produtos em todo o território gaúcho.

Data de publicação: 06/03/2016

Créditos: Juliano Kern