Na tarde de quinta-feira, dia 3 de março, nas dependências do Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, ocorreu o ato que faltava para a retomada das obras da Estrada de Aterrados, a TQ 150. O governador do Estado, José Ivo Sartori, assinou a ordem de reinício das obras que estão sendo realizadas através de uma parceria entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e as prefeituras de Taquari e Tabaí. Estiveram presentes na solenidade os prefeitos de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e Tabaí, João Brandão. Também acompanharam o ato representando o município o vice-prefeito, André Brito, secretários, vereadores e representantes de entidades taquarienses.

Entre outras autoridades, a solenidade contou com a presença do secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, do diretor-geral do Daer, Ricardo Moreira Nuñez, e do deputado estadual Adão Villaverde, que trabalhou junto com Taquari para garantir a retomada das obras. O evento também marcou a assinatura de início e reinício de obras de outros convênios aprovados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com os municípios de Rolante, Marcelino Ramos, Nova Roma do Sul, Nova Santa Rita e Santo Ângelo. O mandatário de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres, ficou responsável pela fala em nome dos demais prefeitos.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou o papel dos municípios na conquista das obras que tiveram suas ordens de início e reinício assinadas na ocasião. “Somos muito agradecidos aos municípios, pois sem eles o Governo do Estado não poderia estar realizando as obras que estão hoje virando uma realidade. Agradecemos a colaboração e a participação de todos. Esses investimentos vão melhorar a vida de milhares de gaúchos”, apontou.

As máquinas devem voltar a trabalhar na Estrada de Aterrados em cerca de 20 dias.O prefeito Maneco comemorou empenho e a união de todos pelo reinício da obra, que segundo ele será fundamental para o Vale do Taquari.“Lutamos para garantir esses recursos, nos empenhamos para conseguir cumprir a contrapartida do município e agora trabalhamos novamente pela retomada das obras da Estrada de Aterrados. Foi trabalhoso, mas essa conquista é de muita importância para Taquari e para a região. Além de ser um investimento em circulação rodoviária e mobilidade urbana para o Vale, a obra ajudará, e muito, a implantação do Distrito Industrial de Taquari, que tem área localizada às margens da rodovia”, afirmou.

Para relembrar

As obras na Estrada de Aterrados, cuja ordem de início foi assinada no final de 2014, são fruto de diversos encontros e inúmeras reuniões lideradas pelo Poder Executivo em conjunto com o Daer, o BNDES, o Governo do Estado e lideranças das cidades de Paverama e Tabaí. O trajeto de mais de sete quilômetros vai ligar o acesso municipal de Taquari, no entroncamento com a RSC-287, ao de Paverama, no cruzamento com a BR-386, na vizinha Tabaí.

A Conpasul, construtora que venceu o processo licitatório, é responsável pelos serviços de pavimentação, drenagem e sinalização das pistas. O Governo do Estado investe a quantia de R$ 5,8 milhões, recebendo uma contrapartida de R$ 1,5 milhão das prefeituras de Taquari e Tabaí.

A contenção de gastos por parte do Governo do Estado no início de 2015 e um processo de análise elaborado pelo Daer paralisaram a pavimentação da TQ 150 e motivaram as prefeituras a buscarem, juntas, alternativas para a continuação dos serviços. O relatório feito pelo órgão naquela ocasião teve o intuito de organizar suas demandas no Rio Grande do Sul.

No final de janeiro deste ano, Taquari já havia recebido a informação do BNDES de que o reinício das obras estava próximo. Conforme informado pela instituição financeira naquela ocasião, não havia mais barreira que pudesse impedir o seguimento dos trabalhos. A partir daquele momento, as autoridades de Taquari cobraram junto ao Governo do Estado o reinício das obras.

Data de publicação: 04/03/2016

Créditos: Aline Ben