Organizado pela Secretaria de Educação, o evento ocorre a partir de quarta-feira, dia 2, com variada programação, recheada de palestras e atividades que têm o objetivo de integrar e preparar os profissionais para o convívio diário com os alunos.

Antes do início do ano letivo, marcado para o dia 7 de março, professores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar de mais uma Jornada Pedagógica. Organizado pela Secretaria de Educação, o evento ocorre a partir desta quarta-feira, dia 2, com variada programação, recheada de palestras e atividades que têm o objetivo de integrar e preparar ainda mais os profissionais para o convívio diário com os alunos.

Segundo o secretário de Educação, Cassius Antônio da Rosa, o dia 1º de março será reservado para os educandários se prepararem internamente. No dia 2, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) vão aproveitar as atrações da Jornada Pedagógica que serão apresentadas no Grêmio Recreativo Alvi Negro, a partir das 8h. “No dia 1º, cada escola vai preparar sua recepção aos seus professores para elaborar o planejamento. A Jornada se inicia, de fato, no dia 2, quarta-feira, com a participação das Emeis. Depois, no dia 3, chamaremos todos os educadores concursados e os de contrato emergencial para que se juntem às nossas atividades. Traremos palestrantes conceituados para tratar de temas extremamente relevantes, ligados à área de educação. Serão duas palestras: uma pela manhã, a partir das 8h, e outra à tarde, a partir das 14h”, anuncia Cassius.

No dia 4, sexta-feira, tudo começa a partir das 8h30min. Conforme o secretário, a programação terminará com uma grande confraternização. “Na noite do dia 4, teremos a festa de recepção aos professores e aos demais profissionais de educação a partir das 20h30min, com tema havaiano, também no Clube Alvi Negro. Estamos vendendo ingressos a R$ 10,00. Aproveitamos para informar que a Secretaria de Educação estará fechada nos dias de Jornada Pedagógica”, afirma.

Conheça os palestrantes

Na quarta-feira, dia 2, palestra sobre o tema “Sexualidade e comportamento na educação infantil”, com a doutora Jane Felipe, que possui graduação e licenciatura plena em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pós-doutorado em cultura visual pela Universidad de Barcelona. Atualmente, é professora associada da IV Faculdade de Educação da Ufrgs.

Ainda no dia 2, Tânia Marques falará sobre “Desenvolvimento cognitivo”. Ela tem graduação e licenciatura em Psicologia pela Ufrgs, e mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. É professora associada de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Ufrgs.

Na quinta-feira, dia 3, já para professores de séries iniciais e finais, Daniel Guimarães abordará o tema “Para ensinar tem que aprender”. Diretor da empresa Profimax, Daniel é palestrante e consultor em gestão com foco na área educacional há aproximadamente dez anos, tendo atuado com consultoria de franquias, de novos negócios, coordenação de processos de expansão, acompanhamento de implantação de novos cursos, e gestão de escolas técnicas e profissionalizantes. Daniel também realiza capacitações de comunicação e expressão e de liderança em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Trabalha ativamente na formação de docentes, discentes e demais profissionais de educação com palestras sobre os mais variados temas em escolas de redes públicas e privadas.

Após Daniel, o bate-papo será com Cláudio Dusik, bacharel em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestre em Educação pela Ufrgs. Atualmente, é professor visitante do Ministério da Educação e presidente da Organização Redespecial Brasil.

Na sexta-feira, dia 4, fechando o ciclo de palestras, o público poderá conversar com o consultor, ator e palestrante motivacional Maneca Duarte.

Data de publicação: 25/02/2016

Créditos: Juliano Kern