Ao mesmo tempo em que os mais de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino desfrutavam de suas férias, a Secretaria de Educação se empenhou para preparar a volta de professores e alunos ao ambiente escolar, programada para o dia 7 de março.

Secretário de Educação, Cassius Antônio da Rosa projeta retorno às atividades em sala de aula e anuncia novidades para as escolas neste ano.

Ao mesmo tempo em que os mais de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino taquariense desfrutavam de seus merecidos meses de férias, a Secretaria de Educação se empenhou fortemente para preparar a volta de professores e alunos ao ambiente escolar, programada para o dia 7 de março, segunda-feira. E, além de investimentos em infraestrutura, neste ano a pasta promete trazer inovações que vão beneficiar e ampliar a capacidade de desenvolvimento dos educandos em sua rotina diária de aprendizado.

Para trazê-las à luz e ao conhecimento da população, o secretário de Educação, Cassius Antônio da Rosa, conversou com a assessoria de imprensa da Prefeitura e destacou alguns temas importantes que cercam o período letivo de 2016, como a informatização da pasta de Educação, que levará maior agilidade na busca por informações e dados administrativos, o processo de criação do sistema Portal do Aluno e a recente nomeação dos novos profissionais, aprovados em concurso público realizado pela administração. Acompanhe a entrevista abaixo.

- Como a Secretaria de Educação inicia o ano letivo?

Nós vamos começar de uma maneira mais tranquila. Hoje temos 80% de nosso quadro formado por professores concursados, e agora podemos contar com os novos profissionais que foram nomeados recentemente. Com isso, esperamos começar com toda a nossa necessidade já suprida, sem que nenhuma turma sofra com falta de professor. Além disso, ainda no ano passado, investimos pesado na infraestrutura escolar, para que as questões básicas dos educandários fossem atendidas. Neste ano, felizmente, não temos nenhum problema estrutural que impeça o funcionamento de alguma escola. Revisamos os telhados, as redes elétricas, sem contar o mutirão de limpeza e pintura realizado pelas direções em conjunto com a comunidade.

- Quando serão distribuídos os materiais e os uniformes escolares?

Pretendemos entregar os materiais na primeira semana de aula, e os uniformes a partir da segunda semana. Neste ano conseguimos montar uma dinâmica para que cada aluno receba seu kit. Porém, prejudica nosso trabalho o hábito de os pais não matricularem seus filhos no tempo correto, como deveria ser. Abrimos o período de matrículas e rematrículas no final do ano passado, e infelizmente não houve respeito a esse prazo. Isso nos preocupa, porque hoje não há como garantir uniforme e material para todos de imediato se não temos conhecimento de quantos alunos possuímos ao total. Então, fizemos os pedidos com base no número de estudantes matriculados no ano passado.

- De que maneira o serviço de informatização da educação, que está sendo implantado, vai ajudar no ambiente escolar?

A informatização da gestão da educação vai solucionar todos os gargalos de burocracia da secretaria, até a efetividade de professores. Tudo será feito de forma eletrônica, então, teremos um controle real de toda a vida funcional dos servidores da pasta, atestados, licenças, férias etc. O sistema se organizará nesse sentido. No dia a dia da escola, por exemplo, vamos poder dar maior suporte à carreira acadêmica do aluno, supervisionando suas faltas e notas, assim como todas as transferências ou ocorrências. Facilitará, inclusive, a resolução de algumas obrigações junto ao MEC (Ministério da Educação), como o censo escolar, que antes demorava entre quinze e vinte dias para ser concluído.

Se o aluno precisar se transferir, todo o histórico será impresso no momento em que for solicitado. É um mecanismo que vai facilitar a vida do estudante, mas, para isso, os pais ou responsáveis devem entender a importância de regularizar a vida das crianças e dos adolescentes na escola.

O sistema afetará de maneira positiva até mesmo o transporte escolar, nos dando controle absoluto das rotas que todos os ônibus percorrem e fazendo com que as linhas não cruzem o mesmo caminho, que crianças utilizem duas linhas. Vamos conseguir racionalizar o transporte e ter maior planejamento, reduzindo custos. Qualquer ação que possa nos gerar economia significa mais recursos investidos na educação. A alimentação escolar também será controlada ainda mais de perto, nos estoques, para que a gente consiga trabalhar melhor.

Além disso, a informatização nos dará a preciosa chance de ampliar o canal de comunicação com as famílias taquarienses através do Portal do Aluno, que será implantado nos primeiros dias de aula.

- O que é o Portal do Aluno?

Funciona assim: cada estudante recebe uma senha, que também será repassada aos pais ou responsáveis. Com ela, a família poderá controlar, dentro da própria casa, por meio da internet, o horário do filho, as matérias que ele terá a cada dia, o cronograma de atividades da escola, as notas e faltas etc. Todas as instituições já estão habilitadas a usar o sistema, com profissionais capacitados.

Teremos uma espécie de software de gestão. Começamos a instalá-lo em 2015 e estamos consolidando a sua integralidade neste ano. Toda a vida escolar do aluno estará ali na tela, à disposição, e isso vai facilitar inclusive o futuro do estudante, quando ele precisar emitir atestado de matrícula. Poderá ser feito na hora, na própria escola, a exemplo do certificado de conclusão do nono ano. Não haverá mais aquele tempo de espera, como antes acontecia.

- Quais foram os investimentos e as melhorias realizados?

Primeiramente, a secretaria fez um diagnóstico das necessidades de cada escola, apontando o que era urgente reformar. Todas as escolas passaram por algum tipo de melhoria e estão em condições adequadas de funcionamento. Sabemos que algumas ainda não são as ideias, mas atualmente não temos nenhum educandário com estrutura danificada a ponto de impedir o andamento pleno das aulas.

Há recursos de ampliação encaminhados, como para a Timótheo Junqueira dos Santos, no Rincão. A deputada federal Maria do Rosário (PT) destinou emenda para a construção de mais quatro salas de aula, uma biblioteca e um espaço de convivência para os alunos. Temos, ainda por fazer, duas creches de educação infantil com recursos do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), na Leo Alvim Faller e no bairro Colônia Vinte de Setembro. São ações que darão grande tranquilidade e qualidade ao tratamento de nossas crianças.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 25/02/2016

Créditos: Juliano Kern

Créditos das Fotos: Vanessa Porto

Compartilhe!