Coordenador veio a Taquari efetuar uma análise geral das obras da creche que será construída no Loteamento Parque do Meio. Serviços estão paralisados desde o mês de maio de 2015 pela construtora MVC Componentes Plásticos Ltda.

Na última segunda-feira, dia 11 de janeiro, um coordenador-técnico do Fundo do Instituto Falcão Bauer veio a Taquari para efetuar uma análise geral das obras da creche que será construída no Loteamento Parque do Meio. Os serviços estão paralisados desde o mês de maio de 2015 pela construtora responsável, a MVC Componentes Plásticos Ltda.

O coordenador Marcelo Luis Mitidieri realizou uma vistoria técnica das condições em que as obras se encontram atualmente, para que se possa projetar uma solução para o problema. O município se encontra na lista de prioridades absolutas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, assim como da própria construtora, para a busca de uma solução para a finalização das obras devido à ação judicial movida pela Prefeitura em 17 de agosto de 2015.

De acordo com o secretário de Educação, Cassius Antônio da Rosa, através dessa análise técnica poderá ser pensada uma ação que traga menor prejuízo ao município e, ao mesmo tempo, maior segurança jurídica.  “Precisamos caminhar com a questão legal junto com a questão técnica. Estamos vendo a questão técnica, e a partir desse encaminhamento vamos pensar em como poderemos agir”, comentou Cassius.

Reuniões e pressão para soluções

Atualmente, mais de 70 obras da construtora MVC estão paralisadas em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Cassius comentou que tem trabalhado fortemente no sentido de conseguir soluções para o problema, participando de reuniões com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MP).

Segundo ele, foi esgotado o processo de negociação com a empresa MVC Componentes Plásticos. “O município é uma vítima da empresa. Nos sentimos extorquidos”, frisou o secretário, contando, inclusive, que houve uma reunião em Caxias do Sul com representantes da Artecola e da Marcopolo, proprietária da MVC, como forma de pressão para busca de solução. A reivindicação é que a empresa apresente um plano de ação imediata.

“Fomos a primeira Prefeitura a buscar, na Justiça, reparo para o prejuízo. Fomos elogiados pelo TCE como o único município a fazer o seu dever de casa”, destacou o secretário, alegando que farão tudo que estiver ao seu alcance para garantir a finalização da obra e a abertura das vagas.

Data de publicação: 14/01/2016

Créditos: Vanessa Porto