Solenidade ocorrida na noite do último domingo, dia 10 de janeiro, diplomou os cinco titulares e os cinco suplentes de acordo com o pleito realizado em outubro do ano passado.

Diante da casa do Poder Legislativo taquariense completamente lotada de familiares, autoridades municipais e estaduais e demais convidados, os cinco novos conselheiros tutelares de Taquari assumiram seus cargos de maneira oficial. A solenidade, ocorrida na noite do último domingo, dia 10 de janeiro, também diplomou os cinco suplentes de acordo com o pleito realizado em outubro do ano passado. Os eleitos – Alvinho, Rosinha, Ivone, Mara do Valmir Pinturas e Ana do Bujão – ocuparam seus postos logo após o encerramento do evento, recebendo as chaves da sede do órgão das mãos dos antigos titulares.

O mandato dos profissionais é válido por quatro anos. Além de uma remuneração de R$ 1.859,04, eles ainda terão direito a gozo de férias anuais remuneradas, com acréscimo de um terço sobre o pagamento mensal, a afastamento por ocasião de licença-maternidade, custeada pelo regime de previdência a que estiverem vinculados, à licença-paternidade de cinco dias e à décima terceira gratificação no mês de dezembro de cada ano. Cada um dos candidatos que ficaram na suplência – Didi, Nara Haetinger, Fabrícia da Escola Pinheiros/Duttra, Tânia Andrade e Cláudio Roberto Bahia Nascimento – receberam a portaria que efetiva legalmente suas posições, seguindo a ordem estabelecida pela eleição de 2015.

O prefeito em exercício, André Brito, ressaltou em seu discurso a importância do conselheiro tutelar no tratamento com as crianças e os adolescentes. “Não é fácil lidar com eles, principalmente quando há certos problemas estruturais nas famílias. Vocês, conselheiros que estão assumindo, eleitos democraticamente pela população, sabem de toda a responsabilidade que carregam. Nós vivemos hoje em uma sociedade confusa, em que uma parte de nossas crianças e nossos adolescentes está perdida, sem norte e sem rumo. Existe um mundo escuro que a todo o momento fica oferecendo a eles oportunidades ruins, e muitos não têm a estrutura familiar para suportar esse assédio”, disse.

Para André, o Conselho Tutelar também demonstra seu valor em pequenos gestos do cotidiano. “O ser humano, no meio dessa sociedade consumista em que vivemos, sempre quer mais. Às vezes olho para determinadas crianças que vivem em dificuldades financeiras e fico pensando: que futuro elas terão se não formos mais solidários? E quando digo solidário, não é referente a bens materiais, mas em dar apoio emocional, em dar um abraço em muitos desses jovens. Nós, que conseguimos viver no lado do bem, precisamos ter esse discernimento. E vocês que estão assumindo essa responsabilidade sabem disso, todos possuem o compromisso com a solidariedade e com a inclusão”, finalizou.

Além de André, estiveram presentes entre as autoridades o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Porto; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Nilvana Lazzarini Machado, acompanhada por seus companheiros Luciano Farias Mega, Arlete Prochnow, Ana Paula Genehr e Antonio Carlos Dutra; o deputado estadual Maurício Dziedricki; secretários do Executivo e vereadores. Os detalhes a respeito do ato de diplomação de titulares e suplentes foram acertados em reunião do colegiado no dia 6 deste mês. Segundo informou o Comdica, todos eles apresentaram as documentações necessárias dentro do prazo exigido.

Data de publicação: 13/01/2016

Créditos: Juliano Kern