Os cinco conselheiros tutelares escolhidos pela população taquariense em 4 de outubro do ano passado, mais os cinco suplentes, assumem suas ocupações neste domingo, dia 10 de janeiro, em solenidade marcada para acontecer na Câmara de Vereadores, às 20h.

Os cinco conselheiros tutelares escolhidos pela população taquariense em 4 de outubro do ano passado, mais os cinco suplentes, assumem suas ocupações neste domingo, dia 10 de janeiro, em solenidade marcada para acontecer na Câmara de Vereadores, a partir das 20h.

Os detalhes do ato oficial de entrega dos diplomas foram discutidos na manhã da última quarta-feira, dia 6 de janeiro, em reunião entre os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Taquari ocorrida no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.

Na quinta-feira, dia 7, no mesmo local, os cinco eleitos se encontraram com os organizadores da cerimônia para dar encaminhamento às documentações que são necessárias para efetivação das vagas. Os papéis devem ser apresentados até as 20h de domingo. “Se um dos cinco não nos entregar os documentos até o ato de posse, automaticamente estará fora”, afirmou Cássio Reis, um dos membros do conselho. Segundo ele, o evento no Legislativo irá diplomar titulares e suplentes. “O que nos foi apresentado no período da eleição não valerá. Para tomar posse são necessários outros critérios, e isso é compromisso deles”, disse.

Os conselheiros tutelares eleitos terão mandato de quatro anos, a contar de 10 de janeiro de 2016, permitida uma recondução em caso de nova eleição, na qual concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos. O salário para os profissionais será de R$ 1.859,04. Além disso, eles terão direito a gozo de férias anuais remuneradas, com acréscimo de um terço sobre o pagamento mensal, a afastamento por ocasião de licença-maternidade, custeada pelo regime de previdência a que estiver vinculado, à licença-paternidade de cinco dias e à décima terceira gratificação no mês de dezembro de cada ano.

Data de publicação: 08/01/2016

Créditos: Juliano Kern