O 24º Natal Açoriano em Terra Gaúcha abriu a sua programação com um evento em prol de famílias carentes e de instituições que tratam de crianças em vulnerabilidade social. A 8ª edição do Jogo da Solidariedade aconteceu na última terça-feira, dia 1º de dezembro, e reuniu estrelas do futsal e do futebol gaúcho. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Taquari o evento atraiu cerca de duas mil de pessoas que circularam pelo Ginásio de Esportes José Fritz Machado. No total, a iniciativa do Centro Profissional Giga Byte, em parceria com a Prefeitura de Taquari, arrecadou cerca de 1,2 mil quilos de alimentos que serão destinados às famílias carentes do município.

O evento já se tornou tradicional no final de ano no município e normalmente inicia as atividades do Natal Açoriano em Terra Gaúcha, principal evento turístico de Taquari. Além dos alimentos solicitados na entrada do ginásio, a organização também realizou sorteios e promoções que arrecadaram valores em dinheiro para auxiliar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Com peso de Seleção Brasileira

Na edição deste ano os destaques foram os goleiros do Grêmio, Bruno Grassi, e Marcelo Grohe. Este último foi a grande atração da noite já que além de ser titular do time gaúcho é um dos nomes de Dunga na Seleção Brasileira. Os jogadores fizeram a festa das crianças distribuindo autógrafos e posando para fotos, principalmente com o menino Kauê, que mesmo sofrendo de amiotrofia espinhal (uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso central), não deixou de comparecer ao evento e conhecer seus ídolos.

Também participaram da festa o zagueiro Pereira (ex-Grêmio e hoje no Juventude), o taquariense Paulo Porto, o Pretão (técnico do Pelotas), Je (ex-Grêmio), Edinho (Teutônia Futsal), Bibiano Pontes (taquariense, ex-Inter), Leonardo Scienza (Associação Chapecoense de Futsal), os atletas da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), pentacampeã da Liga Futsal neste ano, Kevin, Venâncio, Uesler, Lucas Borges e Igor, entre outros jogadores e atletas taquarienses.

No jogo das estrelas, os destaques ficaram por conta das participações da Apae com os atletas Ênio e João Pedro, que atuaram junto aos jogadores profissionais e marcaram seus gols protagonizando o ponto alto da partida e fazendo a festa com a torcida. Antes do jogo principal, as crianças do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms enfrentaram a Escolinha Pinheiros/Duttra e logo depois foi a vez das mulheres. As meninas da equipe Point das Tintas/Resicolor atuaram contra as Danadas.

A preliminar do jogo das estrelas ficou novamente sob a responsabilidade da Prefeitura, que enfrentou o time de patrocinadores do evento. Participaram da partida defendendo a administração municipal o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, autor de dois gols e o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leandro Mariante, que também deixou sua marca nas redes do adversário.

Para o prefeito Maneco, o empate em 5 a 5 entre os times da Prefeitura e dos patrocinadores do evento foi simbólico perto da vitória que representou a solidariedade dos taquarienses. “Foi bonito de ver mais uma vez o ginásio cheio. Tivemos um ano difícil no país e nos municípios, mas ainda assim momentos como esse continuam acontecendo, o que mostra que mesmo em uma época de dificuldade os taquarienses sabem se unir pelo bem coletivo. O evento de hoje vai fazer a diferença no ano novo de muitas famílias”, afirmou Maneco.

A iniciativa chamou a atenção em todo o Estado e foi destaque no Globo Esporte de quarta-feira, dia 2, dentro da programação da RBS TV. O organizador do evento desde seu início, Lucas Martin, agradeceu todos os patrocinadores, amigos e a comunidade que se engajou no projeto. “Foram meses de muito trabalho para proporcionar para a minha cidade um pouco de amor, de carinho e de solidariedade neste final de ano. Foi um gol de placa ver o sorriso estampado no rosto da equipe da Apae, a alegria do menino Kauê e a explosão do ginásio com os gols dos alunos João Pedro e Ênio. Hoje o sentimento é de como podemos melhorar o evento para o ano que vem”, comentou Lucas.

Data de publicação: 03/12/2015

Créditos: Aline Ben