A Semana da Pessoa Idosa começou movimentando o público da terceira idade em Taquari na sexta-feira, dia 28 de setembro, quando foi realizada uma grande caminhada da Rua Sete de Setembro à Praça da Matriz.

Recompensada por um clima agradável e um sol generoso, a Semana da Pessoa Idosa começou movimentando o público da terceira idade em Taquari. Na sexta-feira, dia 28 de setembro, a programação contou com uma grande caminhada da Rua Sete de Setembro à Praça da Matriz, chamando a atenção da comunidade e também de alguns lojistas do centro, que aproveitaram a oportunidade para decorar a vitrine de seu comércio. As atividades terminam nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, com baile à fantasia na sede da Sociedade Carnavalesca Irmãos da Opa.

Ainda na última sexta, em prol do tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”, os participantes seguiram até o Centro Administrativo da Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, pela titular da pasta de Habitação e Assistência Social, Arlete Prochnow, e por demais secretários municipais. Em seu discurso Maneco parabenizou a todos os envolvidos na iniciativa, principalmente a Secretaria de Habitação e Assistência Social. “Ficamos muito contentes com a participação de cada um, seja nos grupos do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), nos grupos da melhor idade, no ‘Ação na Melhor Idade’, na educação física ou na ginástica, que já conta com mais de 300 participantes”, disse o prefeito.

De acordo com Maneco, mesmo enfrentando um momento de turbulência, a administração vem se esforçando para manter todos os seus programas em pleno andamento. “Organizamos uma semana alegre e muito interativa, junto com o Conselho Municipal. Esperamos que vocês convençam amigos e vizinhos que ainda não participam para que possamos aumentar cada vez mais nossos grupos”, afirmou.

Arlete usou seu espaço pra enaltecer a oportunidade de os idosos mostrarem seu papel e seus projetos junto à população. “Que cada um possa viver o seu tempo da melhor maneira possível, que possa cuidar do seu corpo, mas que possa também sempre cuidar da sua alma”, ressaltou. Na tarde de terça-feira, dia 29, os idosos assistiram a um culto ecumênico na Associação Beneficente Pella Bethânia. No local também foram comercializadas variedades de ovos, pães e cucas.

Conversa aberta com prefeito e secretários

O ponto alto da Semana da Pessoa Idosa aconteceu na última quinta-feira, dia 1º de outubro, quando o prefeito, junto com seu secretariado, se reuniu com a terceira idade na sede da Sociedade Carnavalesca Irmãos da Opa. A intenção do encontro foi realizar uma edição especial do “Prefeitura na Rua” com os idosos. Ao todo, oito grupos espalhados por diversas localidades de Taquari apresentaram suas demandas ao chefe do Executivo taquariense. Prestigiaram a reunião o grupo Vida Ativa do bairro Leo Alvim Faller, Amor e Integração, Ginástica Vespertina do Pavilhão, Renascer do Rincão, Terra Santa, “Ação na Melhor Idade”, Irmãos da Opa, além de representantes da Associação Beneficente Pella Bethânia e do Cras.

Na abertura do bate-papo, o prefeito Maneco explicou à plateia a sistemática do “Prefeitura na Rua”, que a cada quinze dias visita um ponto específico do município para receber reivindicações, sugestões, críticas ou elogios dos moradores. “O objetivo desse projeto é esclarecer junto com a população alguns pontos que precisamos melhorar. Recentemente fizemos uma edição com os estudantes, que, por sinal, foi muito produtiva. Inclusive, nas últimas semanas nós retornamos às escolas que havíamos visitado para dar uma resposta às solicitações dos alunos. O diálogo é importantíssimo para podermos progredir. É assim que conseguimos captar o que a maioria necessita e direcionar nossas ações de governo. Muitas vezes, as pequenas coisas do dia a dia acabam passando despercebidas, e o povo nos alerta”, esclareceu.

Após a apresentação das demandas, ficou acertado com o público que, daqui 30 ou 40 dias a administração voltará a se encontrar com os idosos para dar um retorno aos pedidos, em um dia a ser definido com o coordenador de cada grupo. “Queremos, a partir dessa primeira conversa, nos reunir mais uma vez com vocês para encaminhar aquilo que nos foi requerido. Estamos combinados e ficamos muito satisfeitos pela participação de vocês”, anunciou Maneco.

“Queremos agradecer por essa oportunidade, principalmente ao prefeito, que nos deu tanta força para que pudéssemos apresentar nossos problemas, e a todos que nos ajudaram durante a caminhada”, declararam as integrantes do grupo do Cras ao final do evento.

Data de publicação: 02/10/2015

Créditos: Juliano Kern